Quais são os custos diretos?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O custo direto é aquele determinado necessariamente pela produção, como com a compra de matéria-prima. Trata-se de um valor fácil de determinar, sem a necessidade de muitos cálculos. Por exemplo, são custos diretos a matéria-prima e os gastos com mão de obra direta.

Custo Direto = (gastos com compra de matéria-prima + custo da mão de obra) / quantidade de produtos fabricados.

Exemplos de custos indiretos

  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.

CONCEITO DE CUSTO INDIRETO
Mão-de-obra direta, como acaba de ser dito, é a que transforma o material direto no produto acabado. Todos os demais custos de fabricação são por exclusão indiretos. Incluem como parcelas principais: materiais indiretos, salários indiretos, encargos sociais, depreciação, luz e força etc..

Os custos diretos de uma obra são aqueles diretamente ligados com o projeto, como os materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a realização da construção. Por tanto, são mais fáceis de serem previstos. Já os custos indiretos não afetam diretamente uma obra, mas são necessários para sua realização.

Os principais exemplos de custos variáveis em um negócio são:

  • Comissão de vendas;
  • Matéria-prima;
  • Reembolso de despesas;
  • Taxas de remessa etc.

Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).

materiais diretos — são aplicados no produto ou fazem parte de sua composição; materiais indiretos — são usados no processo produtivo e não são componentes do produto.

Nesse caso, o custo indireto será calculado por estimativa, atribuindo um percentual sobre o valor da conta. Insumos utilizado de forma indireta (cuja quantidade usada varia), gastos com depreciação de máquinas e ferramentas também são exemplos de custos indiretos.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

Já sabe o que é estrutura de custos? Calculados todos os custos — fixos, variáveis e de marketing —, você terá a estrutura de custos da sua empresa pronta. Assim, planejar ações, prever seu fluxo de caixa e garantir a saúde financeira do seu negócio vai se tornar mais simples. Quer colocar tudo isso em prática?

Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo. Já quando ele existe esporadicamente, oscilando devido a quantidade vendida, estamos falando do custo variável.. Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor.

2. Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

Material indireto são os insumos auxiliares para a produção de um produto, mas que têm grande importância em todo o processo. No exemplo que demos na introdução, o lubrificante é sempre uma compra frequente, porque ele deve ser aplicado na máquina constantemente.

Alguns exemplos de custos são:

  • compra de matéria-prima;
  • mão-de-obra;
  • embalagens;
  • energia elétrica;
  • depreciação de máquinas e equipamentos;
  • manutenção;
  • materiais de limpeza para a fábrica.

Podemos dividir os gastos em custos, despesas, investimentos e movimentos não operacionais.

Podemos classificar o custo em direto e indireto, fixo e variável. Consideramos aqui, produção tanto de bens quanto de serviços. Custos Diretos: valores que podem ser apropriados diretamente aos produtos, pois sabe-se a medida utilizada – quantidade (kg) de matéria prima.

O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.

Como o próprio nome indica, custos fixos são aqueles que não mudam. Isso significa que uma empresa tem esse tipo de custo todo mês, pois eles são previsíveis. Não há alteração, independentemente se as vendas ou a produção aumentaram ou diminuíram.