Quais são os cursos menos concorridos no SiSU?

Perguntado por: sgomes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Abaixo listamos 20 opções de cursos menos concorridos para você escolher durante o período do Sisu, com base nos últimos processos de seleção:

  • Engenharia de Aquicultura.
  • Gestão Hospitalar.
  • Pedagogia.
  • Hotelaria.
  • Meteorologia.
  • Sistemas elétricos.
  • Zootecnia.
  • Turismo.

Engenharia de Pesca

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

As maiores notas de corte no SiSU 2022 na UFPR foram em Medicina , em diferentes categorias de disputa, mas a ampla concorrência atingiu a maior delas: 814,26 pontos. O segundo curso mais concorrido foi Biomedicina, com 778,40 pontos.

450 pontos

Para concorrer a uma vaga é preciso ter feito a última edição do Enem e atingido no mínimo 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. A disputa por uma bolsa é acirrada e as notas de corte costumam ficar bem acima do mínimo exigido.

Entrar em uma faculdade federal é uma empreitada exigente: demanda muito foco, horas e estudo e, em alguns casos, meses ou até anos de cursinho preparatório. Mas você sabia que o vestibular convencional não é a única maneira de ingressar em uma faculdade federal?

Notas de corte dos cursos menos concorridos do Sisu
É importante lembrar que cursos mais concorridos, como Medicina, Odontologia e Direito, podem ter notas de corte acima de 850 pontos, dependendo instituição e modalidade da vaga (ampla concorrência ou cotas).

É difícil passar no Sisu? Depende das opções que você fizer ao se inscrever. Em edições mais recentes, as notas de corte para os cursos mais procurados, como Medicina, Direito e algumas engenharias, têm ultrapassado facilmente os 800 pontos no Enem. Com 650 pontos dá para entrar em várias graduações pelo país.

Pontos necessários para passar no Enem
Nos mais disputados, a nota mínima para entrar pode ultrapassar os 800 pontos. Já nos mais tranquilos, com cerca de 450 pontos na média geral já é possível garantir uma vaga.

A nota de corte média para o curso de Medicina, considerando o Brasil todo, foi de cerca de 814,73 pontos na última edição do Sisu de 2021.

Educação Física: 450 a 700 pontos. Enfermagem: 450 a 705 pontos. Engenharia Civil: 460 a 750 pontos. Engenharia de Produção: 455 a 730 pontos.

  • 1) Motorista. ...
  • 2) Profissões mais fáceis para se arrumar emprego: Médico. ...
  • 3) Técnico de TI. ...
  • 4) Corretor de imóveis. ...
  • 5) Técnico em logística. ...
  • 6) Enfermagem. ...
  • 7) Vendedor.

A pesquisa aponta que Gestão de Recursos Humanos é o curso em que é possível reaver o investimento de forma mais rápida, o que ocorre em cinco meses, devido à sua mensalidade acessível e curta duração. Pedagogia e Ciências Contábeis também estão no topo do ranking, ambos com dez meses.

Explicação: Para obter uma pontuação aproximada de 600 pontos é necessário: Acertar pelomenos 25 questões em cada uma das quatro provas objetivas: Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática. Fazer acima de 680 pontos na Redação.

Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

Matemática: 19 acertos.
Veja que menos acertos são necessários para que alcancemos 700 pontos em Matemática, mas Linguagens exigem mais respostas corretas. Isso acontece por causa do TRI! Como mais pessoas costumam ter dificuldades em Matemática, os acertos nessa prova acabam contando mais.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.