Quais são os cuidados que devemos ter com os órgãos dos sentidos?

Perguntado por: tnogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 8 votos

visão: manter uma distância apropriada quando assiste televisão e não olhar diretamente para o sol; tato: não pegar em objetos muitos quentes e fazer uso de hidrantes; olfato: não inalar substâncias ilícitas; paladar: não ingerir alimentos extremamente quentes ou frios.

Órgãos do sentido: Visão, audição, tato, olfato e paladar - UOL Educação.

Cuidar do olfato é fundamental para preservá-lo. Para isso, a recomendação básica é manter bons hábitos alimentares e de atividades físicas. Fora isso, evitar a exposição prolongada a odores tóxicos, como a fumaça do cigarro. Fugir do uso excessivo de descongestionantes nasais também é uma boa dica.

olhos

De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão. E se os nossos sentidos como o paladar ou o olfato param de funcionar, são os olhos que nos protegem contra qualquer perigo.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

Olfato

Olfato é o sentido humano mais apurado, diz estudo.

Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

Os seres humanos têm cinco sentidos: audição, olfato, tato, paladar e visão. Eles nos garantem a percepção do ambiente em que estamos inseridos, reconhecendo tudo que está ao nosso redor, identificando se algo oferece ou não perigo à nossa sobrevivência.

No corpo humano, eles trabalham de modo a garantir o funcionamento adequado do nosso corpo. Existem órgãos relacionados, por exemplo, com o processamento do nosso alimento, com a circulação dos nutrientes em nosso corpo, com a captação de oxigênio, entre várias outras funções.

Estes encontros pretendem que cada participante possa fazer uma reflexão e autocrítica sobre sua percepção de si, do outro e do mundo a partir dos sentidos sensoriais (visão, audição, olfato, paladar, tato, pele, equilíbrio e intuição).

Veja como descobrir se você tem um sexto sentido apurado abaixo.

  1. 6 sinais de que você tem um sexto sentido aguçado.
  2. Você tem sonhos vívidos. Leia também. ...
  3. Você experimenta sentimentos intensos. ...
  4. Você experimenta sincronicidades. ...
  5. Você tem um senso de consciência elevado. ...
  6. Você tem visões ou premonições. ...
  7. Você é altamente empático.

Um nariz saudável filtra o ar à nossa volta de modo a que, quando este entra nos pulmões, esteja quente e humedecido. O delicado tecido pulmonar é, assim, protegido contra o ar frio e seco, e não é danificado por pequenas partículas, como pó ou pólen.

Pode ser causada por diversos fatores: fumo, traumatismo craniano, neoplasias e infecções virais, como a Covid-19. O problema pode ocorrer quando há um edema ou outro tipo de obstrução intranasal que impede que os odores cheguem à área olfatória.

narinas

As narinas são os órgãos responsáveis pela captação dos odores. Em humanos, podemos encontrar na região superior das fossas nasais o epitélio olfativo, que é formado por células especializadas (quimioceptores de olfato) dotadas de prolongamentos muito sensíveis (cílios olfatórios).

O estímulo dos cinco sentidos na educação infantil
Experiências que brinquem com o visual, músicas que trabalhem a audição, atividades que tragam diferentes texturas para serem tocadas e pisadas, entre tantas outras, ajudam a criar uma bagagem sensorial importantíssima para as crianças.

Nosso cérebro interage com o resto do corpo de muito mais formas do que se pensava anteriormente. Isso porque "não temos apenas cinco sentidos — mas, sim, sete", afirma a cientista. E os cinco sentidos mais conhecidos — olfato, visão, audição, tato e paladar — "são os menos importantes para o cérebro".

8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

  1. Caixa de gelatina ou areia.
  2. Chocalhos de diferentes materiais.
  3. Brincadeiras sensoriais com balões de água.
  4. Caixa ou painel de texturas.
  5. Pintar com as mãos e os pés.
  6. Tinta ou gel no saquinho Ziploc.
  7. Brincadeiras sensoriais com a natureza.
  8. Adivinhando sabores.

Muitas vezes abordado com caráter místico em histórias sobrenaturais, o sexto sentido na realidade existe e é nada mais que um nome popular dado a um sistema conhecido do corpo que mistura informações de todos os outros cinco e é chamado de propriocepção, ou cinestesia.