Quais são os cuidados durante o período de germinação?

Perguntado por: omello . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O primeiro cuidado é com o volume de cloro na água. A água da torneira costuma conter uma quantidade de cloro acima do ideal, podendo matar a semente. Para evitar esse problema, é recomendado deixar a água em uma bacia destampada de um dia para outro.

A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Dentre os principais fatores que afetam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigênio e luz.

Fases da germinação das sementes

  • Embebição: fase de captação de água pela semente. ...
  • Indução do crescimento: nessa fase a absorção de água é reduzida, surgem novos tecidos e ocorre a ativação do metabolismo.
  • Crescimento do eixo embrionário: nessa fase acontece a ruptura do tegumento, que é a expansão celular.

Em condições de temperatura e umidade do ar adequadas, a emergência ocorre 4 a 5 dias após a semeadura, porém, em condições de baixa temperatura e pouca umidade, a germinação pode demorar até duas semanas ou mais.

O plantio deve ser feito no limpo, para que não ocorra competição inicial da cultura com as plantas daninhas. A umidade do solo também deve ser observada no momento do plantio. O produtor deve evitar o plantio com pouca ou excesso de umidade.

A germinação é o início ou retomada do crescimento de gemas, esporos ou sementes. A germinação da semente leva ao desenvolvimento de uma nova planta. A germinação da semente é a retomada do crescimento do embrião. Germinação é a retomada do crescimento de um esporo, gema ou semente.

A agricultura orgânica baseia-se no plantio de espécies específicas que prevêem as pragas. Além disso, a técnica de liberação de insetos predadores de pragas que estragam as plantas e o solo é também utilizada comumente.

Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: a luz, a temperaturas disponibilidade de água e o oxigênio. Referente à sensibilidade luminosa, existe uma ampla variação nas respostas germinativas.

Quando a germinação acontece, a raiz é, geralmente, a primeira estrutura a emergir. Durante a germinação, a primeira estrutura a emergir da semente é a raiz. A germinação da semente é o processo de retomada do crescimento do embrião.

Como fazer:
Ensine a criança a plantar usando algodão e água. Conte que essa é uma forma de germinar as sementes, mas que para crescer elas precisam de solo com nutrientes – que assim como nós precisamos dos nutrientes dos alimentos para crescer, as plantas precisam do solo, água e sol.

Crescimento e desenvolvimento de uma planta iniciam com germinação de uma semente. Continuam com desenvolvimento vegetativo, floração, frutificação, dispersão de sementes e processos de senescência. Fase vegetativa do desenvolvimento tem início com célula única, o zigoto, predestinado a crescer de forma organizada.

- É importante estar com todo o material necessário na hora de plantar. Itens como terra, água, vaso, ferramentas e pano para limpeza são indispensáveis. Manta para drenagem também pode ser bastante útil, assim como argila, pedras e britas.

A germinação é favorecida por temperaturas do solo entre 25ºC e 30ºC, sendo 30ºC a temperatura em que ocorre o menor intervalo de dias entre semeio e germinação, e temperaturas do solo iguais ou inferiores a 10ºC inibem a germinação.

Germinando vem do verbo germinar. O mesmo que: brotando, abrolhando, grelando, crescendo, difundindo, produzindo, originando, chocando, incubando.

Preparo do solo adequado
Na verdade, o que é preciso evitar é a excessiva pulverização, o que o tornaria muito mais exposto à erosão pelas águas de chuva e de irrigação e sujeito a perdas significativas. Nesse sentido, a prática mais indicada é a do plantio direto, que interfere bem pouco na estrutura do solo.

A dessecação pré-plantio, ou dessecação antecipada, é uma prática recomendada para eliminar toda a vegetação existente em uma área antes da semeadura da cultura. Isso inclui plantas daninhas e restos de culturas antecessoras.