Quais são os cuidados de enfermagem no choque cardiogênico?
Introdução e Objetivos: O Choque Cardiogênico apresenta elevados índices de mortalidade e complicações que afetam o bem-estar global do indivíduo. Um dos principais cuidados de enfermagem para pacientes neste quadro é a manutenção e monitorização hemodinâmica do balão intra-aórtico e prevenção de agravos.
O que significa choque cardiogênico na enfermagem?
O choque cardiogênico é um estado agudo de débito cardíaco diminuído, resultando em perfusão tecidual inadequada, apesar do volume circulante adequado, e representa a principal causa de morte intra-hospitalar em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM).
Qual é a principal causa do choque cardiogênico?
As causas do choque cardiogênico estão relacionadas a condições que geram agressão ao miocárdio, aumento do consumo de oxigênio e alteração da função do ventrículo. O IAM extenso é o principal fator precipitante deste tipo de choque.
Quais são os sinais do choque cardiogênico?
Sudorese fria, confusão mental, oligúria, taquicardia e taquisfigmia filiforme e hipotensão arterial são consideradas sinais de baixo débito cardíaco e vão sugerir o diagnóstico de choque cardiogênico.
Como é feito o diagnóstico de choque cardiogênico?
O diagnóstico clí- nico de choque cardiogênico é feito na presença de hipo- tensão arterial (pressão arterial sistólica (PAS) <90mmHg ou 30mmHg abaixo do valor basal), evidências de hipoperfusão tissular, tais como, oligúria, cianose, extremidades frias e al- teração nos níveis da consciência.
Quais as complicações do choque cardiogênico?
As complicações do choque cardiogênico são a falência de múltiplos órgãos nobres como rins, cérebro e fígado, sendo responsável pela maioria das mortes de pacientes internados nos cuidados intensivos. Estas complicações podem ser evitadas sempre que o diagnóstico e o tratamento são feitos precocemente.
Quais são as intervenções de enfermagem?
As intervenções de enfermagem incluem cuidado direto e indireto; os tratamentos podem ser iniciados pela enfermeira, médico, ou outro agente provedor. A Intervenção de cuidado direto incluem ambas as ações de enfermagem fisiológicas e psicológicas.
Quais os cuidados da enfermagem pré e Pós-operatório?
O cliente é orientado sobre o horário da cirurgia; inicio do jejum e a não ingerir líquidos horas antes do procedimento; realizar higienização com antissépticos antes da cirurgia e a não realizar tricotomia do sitio cirúrgico no ambiente domiciliar; retirar adornos e próteses dentárias e a colocar a vestimenta ...
Quais as causas do choque cardiogênico e seus sinais e sintomas?
Causas arrítmicas (taqui ou bradicardias) podem contribuir com quadros de choque, gerando hipotensão e redução do DC. Arritmias que comprometem o Débito Cardíaco de maneira mais importante, como BAVT e TV sustentada, podem por si só causar choque cardiogênico, sem precisar de outros precipitantes.
Como prevenir o choque cardiogênico?
Prevenção. O correto tratamento de doenças cardíacas e acompanhamento veterinário do(a) paciente podem prevenir o agravamento do quadro até o estado de choque cardiogênico, porém em alguns casos a evolução da doença pode culminar em estado grave mesmo com o tratamento.
Qual a diferença de choque hipovolêmico e cardiogênico?
O choque pode ser hipovolêmico (volume intravascular insuficiente), cardiogênico (função cardíaca inadequada), vasodilatador (tono vasomotor inadequado) ou devido a combinações destes fatores.
O que são sinais de choque?
O QUE PODE PROVOCAR O ESTADO DE CHOQUE? pressão; Está com a respiração muito acelerada, curta e irregular; Sente uma fraqueza geral; Sente muita sede; Apresenta perda total ou parcial de consciência.
Qual é a primeira conduta no atendimento de choque elétrico?
Se estiver consciente: acalme a vítima até a chegada da equipe médica; Se estiver inconsciente, mas respirando: deite-a de lado, colocando-a em posição lateral de segurança. Saiba como pode fazer isso de forma correta; Se estiver inconsciente e não respirando: inicie a massagem cardíaca e a respiração boca-a-boca.
Qual é o primeiro passo no atendimento a uma vítima de choque elétrico?
1. Desligue a fonte de energia e chame uma ambulância. O primeiro passo ao detectar o choque elétrico é desligar a fonte de energia. Pode ser desligar disjuntores, tirar aparelhos da tomada e toda e qualquer outra medida para que a corrente seja suspensa imediatamente.