Quais são os cuidados de enfermagem interpretar eletrocardiograma?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os cuidados na realização do ecg vão desde a preocupação em não trocar os nomes dos pacientes, não trocar registros de ecg, até a posição correta dos eletrodos no corpo do paciente. É possível realizar um bom curso de ecg mesmo a distância quando o assunto é eletrocardiograma como fazer.

Identifica o paciente e o exame a ser realizado; Acolhe o paciente:conversa sobre o exame, atende o paciente em suas necessidades, mantém uma relação enfermagem-paciente integrada, respeitando a sua individualidade; Verifica pressão e peso,registrando em impresso próprio.

O complexo QRS representa a ativação dos ventrículos. A seguir, os ventrículos precisam passar por uma alteração elétrica para se prepararem para o próximo batimento cardíaco. Esta atividade elétrica é chamada onda de recuperação, representada pela onda T. Muitos tipos de anormalidades podem ser vistos em um ECG.

Em repouso, a frequência cardíaca normal apresenta uma variação entre 60 e 100 batimentos por minuto (bpm). A aceleração dos batimentos (acima de 100 bpm) indica que a pessoa está com taquicardia. Já uma frequência cardíaca baixa, inferior a 60 bpm, é considerada uma condição de bradicardia.

Assim, para identificar o ritmo sinusal no ECG, você precisa analisar a onda P nas derivações DI, DII e aVF. Caso ela seja positiva nessas derivações, você pode estar diante de um ritmo sinusal.

O ideal é que os eletrodos vermelho e verde fiquem no espaço logo acima do pulso e, os demais, logo acima dos calcanhares. Quando for colocar os eletrodos precordiais, conte os espaços entre as costelas do lado direito para encontrar a posição V1, no 4º espaço intercostal, à margem direita do esterno.

Onda P - corresponde à despolarização atrial (contracção). Ondas do complexo QRS - correspondem à despolarização ventricular (contracção). Onda T - corresponde à repolarização ventricular (relaxamento). EFEITO DA DIRECÇÃO DA ONDA DE DESPOLARIZAÇÃO NAS DEFLECÇÕES DO E.C.G.

Portanto, ritmo sinusal é o ritmo cardíaco normal e significa que sua trajetória, duração e efeitos estão ocorrendo normalmente. Seu nome é originado do nó sinusal, local onde são iniciados os estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco bater.

O cuidar da enfermagem significa dedicação, zelo, atenção, se colocar no lugar do outro, seja em situações diversas, seja no contexto da vida, em coletividade, ou não. Também, quando da tentativa de diminuir a dor ou no desenvolvimento de uma prática humanizada e de qualidade, promovendo a saúde do ser.

Lavar as mãos; Explicar ao paciente o que vai ser feito; Fazer desinfecção do termômetro com o algodão embebido em álcool a 70% e certificar-se que a coluna de mercúrio está a baixo de 35o C; Enxugar a axila com a roupa do paciente (a unidade abaixa a temperatura da pele, não dando a temperatura real do corpo);

Cuidados para a proteção do paciente
Não se esqueça de sempre lavar as mãos com água e sabão antes e depois de cuidar do doente. Retire anéis, pulseiras e relógios, pois eles podem transmitir doenças. Mantenha a casa limpa e arejada, principalmente o local em que o paciente dorme.

Isto deve ser feito da mesma forma que se faz com os eletrodos de Holter. Para a limpeza da pele, antes da colocação dos sensores, pode ser utilizado álcool 90%. Isto também ajuda a melhorar a precisão do exame. Estes cuidados são necessários para evitar ruídos que possam alterar o resultado do ECG.

Manter acesso venoso permeável após a injeção do meio de contraste durante o exame, pois as reações fatais ocorrem dentro de 15 minutos após a injeção do meio de contraste; Verificar rotineiramente os equipamentos e medicamentos utilizados, assegurando a sua conservação e validade.

A onda T, no eletrocardiograma, representa o movimento de repolarização ventricular – fase em que o coração se prepara para uma nova contração.

A duração normal do intervalo PR no adulto é 120 ms a 200 ms. Intervalos com duração < 120 ms são descritos como “intervalo PR curto” estão relacionados à pré-excitação ventricular. Atrasos na condução AV acima de 200 ms ou com duração variada determinam tipos de bloqueios atrioventriculares.

Recomendo que você siga a seguinte ordem para essa avaliação:

  • Temperatura.
  • Frequência Cardíaca.
  • Frequência Respiratória.
  • Pressão arterial.