Quais são os critérios que determinam a distribuição da população?

Perguntado por: ualbuquerque4 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Duas medidas importantes de uma população são o tamanho populacional, o número de indivíduos, e densidade populacional, o número de indivíduos por unidade de área ou volume. Ecologistas estimam o tamanho e densidade de populações usando quadrantes e o método de marcação e recaptura.

A população mundial não se distribui de maneira regular: mais da metade do planeta vive no continente asiático (cerca de 59%). Depois temos África (17%), América (13%), Europa (9%) e Oceania (0,5%) como continentes mais populosos.

No ritmo atual, a estimativa é que a população urbana passe de 56% do total global em 2021 para 68% em 2050. “As cidades sofreram o impacto da pandemia. As áreas urbanas já abrigam 55% da população mundial, e esse número deve crescer para 68% até 2050.

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.

O número de indivíduos de uma população irá variar em função da disponibilidade de alimento, predadores, locais para a reprodução, além de vários fatores ecológicos dentro do habitat.

Fatores Físicos ou Naturais da Distribuição Populacional
As áreas mais favoráveis à ocupação humana são, por exemplo, as de clima temperado, os planaltos tropicais, as planícies; os vales e deltas fluviais e as de solos férteis.

a Índia

Segundo um relatório publicado pela UNFPA, atualmente, a Índia possui o índice populacional mais alto do mundo, com 1,428 bilhão de habitantes. Em abril de 2023, o país superou a China, que conta com 1,425 bilhão de pessoas, que detinha o posto de nação mais populosa até então.

A população refere-se ao conjunto de indivíduos de um território. Há dois tipos de população, sendo eles: População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado território. População relativa: é o número total de habitantes divididos pela área do seu território de habitação.

O aumento da população nas grandes cidades está associado ao êxodo rural, ou seja, ao fato de a população deixar a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos. O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo.

A distribuição espacial da população é uma das dimensões da dispersão urbana, fenômeno multifacetado observado nas cidades brasileiras. Estudos recentes destacam a possibilidade de usar dados censitários de população para analisar sua distribuição espacial em diferentes recortes geográficos.

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional.

Com isso podemos concluir que os principais elementos utilizados nas classificações oficiais de áreas e de populações como rurais ou urbanas são as seguintes: a) definição político-administrativa ou legal; b) tamanho populacional; c) ocupação da população e; d) densidade demográfica.

Pelo menos dois fatores explicam a desigualdade na distribuição da população: os de ordem natural, como o clima, o relevo, a disponibilidade de água e a qualidade do solo para fins de agricultura; e os de ordem histórico-econômica, relacionados aos povoamentos antigos, ao crescimento de cidades, à implantação de ...

PIRAMIDE ETARIA Para conhecer a população de um país, um pesquisador coleta dados como: número de habitantes, composição por sexo e idade e fatos históricos que marcaram a evolução dessa população (guerras e êxodos por exemplo).

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

A formação da população brasileira
A população brasileira é o resultado de uma grande mistura de culturas e características físicas de diversas partes do mundo. São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira.

A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes; o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

Imigração: Número de indivíduos que, vindos de outras áreas, entram na população; Emigração: Número de indivíduos que saem da população; Natalidade: Número de indivíduos que nascem por unidade de tempo; Mortalidade: Número de indivíduos que morrem.

Os principais parâmetros populacionais que contribuem para a mudança na densidade de uma população são natalidade, mortalidade, imigração e emigração (Figura 5).

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

Distribuição da população mundial
As causas atreladas a esse fator podem ser naturais, como a geomorfologia, o clima, a cobertura vegetal e aspectos correlacionados que podem dificultar ou mesmo impedir a vida em determinadas porções do território.