Quais são os crimes de guerra?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Alguns dos atos considerados crimes de guerra são:

  • lançar ataques propositalmente contra civis.
  • privar prisioneiros de guerra de julgamento justo.
  • torturar prisioneiros de guerra.
  • pegar reféns entre a população civil.
  • forçar deslocamentos.
  • utilizar gás venenoso.
  • estupro e agressão sexual.

No Brasil, esse tipo de crime é um dos que podem receber uma pena de morte, mas mesmo assim, apenas em caso de guerra. A Convenção de Genébra (1949) instituiu uma lista de crimes de guerra - atos cometidos durante conflitos militares que são condenáveis e proibidos.

Todo e qualquer crime, previsto no Código Penal ou na legislação extra- vagante, poderá ser um crime militar em tempo de guerra desde que praticados em zona de efetivas operações militares ou em território estrangeiro, militarmente ocupado.

Matar médicos militares é um crime de guerra
Caso comprovado que um país ou militar ordenou que seu exército atacasse médicos ou suprimentos médicos de forma proposital, serão tomadas sansões pós-guerra.

Recusar-se a atender à convocação para participar da guerra não entra na lista da pena de morte. O castigo, nesse caso, seria passar um período na prisão, conforme o explicado por Capano.

Se houver evidências, o promotor pedirá que os juízes do TPI emitam mandados de prisão para levar indivíduos a julgamento em Haia. Mas há limitações práticas ao seu poder. O tribunal não tem sua própria força policial, então depende de cada Estado para prender os suspeitos.

Tribunal Penal Internacional é um tribunal permanente de justiça internacional cuja missão é julgar pessoas que cometeram crimes de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo.

Previsão legal da pena de morte
O inciso XLVII, do artigo 5º, da Constituição Federal - CF diz que em nossa nação não haverá penas de morte, salvo em caso de guerra declarada (alínea “a”).

O segundo é a completa separação entre civis e militares: na guerra, apenas o pessoal e propriedade militares podem ser alvo de ataque. Só é permitido infligir danos a civis se estes constituirem um efeito secundário inevitável de um ataque a um alvo militar.

O Tribunal de Haia é uma corte internacional que entrou em vigor em 2002 após atender aos critérios estabelecidos em um documento chamado Estatuto de Roma. Tem jurisdição em 123 países e propõe-se a julgar denúncias de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, por exemplo.

Documento assinado em junho de 1919 com punições a Alemanha
Isso porque a Alemanha, que foi duramente vencida na guerra, foi considerada culpada pelos danos causados na guerra. O artigo 231 do Tratado de Versalhes deixou essa informação bem explícita.

Desobediência. Trata-se de um dos crimes mais corriqueiros do mundo militar. Ocorre quando o militar desobedece à ordem legal de uma autoridade militar, ou seja, de um superior.

Art. 20 - Devastar, saquear, extorquir, roubar, seqüestrar, manter em cárcere privado, incendiar, depredar, provocar explosão, praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas.

Os crimes de guerra só podem ter por sujeito ativo indivíduos. São julgados por tribunais ''adhoc'', até que se venha a instalar o recém criado Tribunal Permanente. A sanção cabível é de natureza penal (prisão, perpétua ou temporária). As violações de direitos fundamentais só podem ter por sujeito ativo o Estado.

A Constituição diz que “as mulheres e os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz”, logo em tempos de guerra...

Segunda Guerra Mundial (1939-1945) A Segunda Guerra Mundial, travada globalmente entre 1939 e 1945, não só foi a mais mortal da história da humanidade, como criou o período mais sombrio já visto até então.

No caso de um crime de guerra, um ataque isolado pode se qualificar como crime de guerra, um bombardeio a um hospital, isso já pode ser configurado como um crime de guerra se houver a informação de que naquele hospital têm pessoas, pessoas acamadas."

A tortura é prática absolutamente proibida pela legislação brasileira e é objeto de diversos tratados e convenções internacionais. Como é contrária à proteção à vida e a integridade da pessoa humana, é considerada violação gravíssima aos Direitos Humanos e é um princípio geral do Direito Internacional.

A China

Ao todo, o Exército chinês é composto de mais de 2 milhões de integrantes dentre o 1,4 bilhão de habitantes do país. A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos.

Conforme decreto 5.881 poderá ter isenção ao Serviço Militar em tempo de guerra e de paz, o filho único, que viver em companhia de sua mãe, viúva ou solteira, decrépita ou valetudinária, ou de pai decrépito ou valetudinário.

Desde o início da guerra na Ucrânia, as forças russas têm sido acusadas de cometerem diferentes crimes de guerra: assassinatos de civis, bombardeios com munições de fragmentação, saques e estupros.