Quais são os créditos tributários?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Crédito tributário é um valor que os sujeitos ativos da obrigação tributária podem exigir dos sujeitos passivos (contribuintes) a partir da ocorrência de um determinado fato gerador. Ele é constituído a partir de três fatores: a previsão legal, o fato gerador e o lançamento tributário.

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

O contribuinte que deixou de pagar crédito da Fazenda Pública Estadual de natureza NÃO tributária, que são todos aqueles que não são provenientes de obrigação legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas. São créditos tais como despesas processuais e multas administrativas, dentre outros.

Assim, definimos que crédito tributário é o vínculo jurídico que tem força e natureza obrigacional, por força do qual o Estado (sujeito ativo), pode exigir do contribuinte ou responsável tributário (sujeito passivo), o pagamento do tributo ou da penalidade pecuniária, por meio de moeda nacional.

Somente tem direito ao benefício do crédito fiscal indústrias ou empresas equiparadas à atividade industrial. Também é necessário ser optante do regime tributário de lucro presumido.

Como descobrir se possui crédito tributário a receber? Para saber o histórico fiscal da empresa e, consequentemente, se possui créditos tributários a receber, é preciso fazer um levantamento. A partir dessa investigação, é possível analisar todas as transações já ocorridas no negócio.

Existem três modalidades de lançamento tributário: o lançamento de ofício, o lançamento por declaração e o lançamento por homologação.

O crédito tributário nasce da obrigação e é consequência desta, dentro de uma única relação jurídica. A obrigação tributária quantifica-se, valoriza-se e materializa-se pelo crédito tributário que lhe corresponde, ou seja, pelo quantum devido pelo sujeito passivo.

Os tributos podem ser classificados quanto a sua finalidade, quanto à vinculação à atividade estatal, e quanto a quantidade. A classificação quanto à finalidade ou função divide os tributos em fiscais, extrafiscais e parafiscais. São fiscais os tributos que visam abastecer os cofres públicos. Exemplos: ISS, ICMS e IR.

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.

Pagamento em moeda
Você não pode, por exemplo, recolher seus tributos no Brasil usando dólares. Ele também é definido como uma prestação que não constitua sanção de ato ilícito. Isso significa que multas, por exemplo, não são tributos. Além disso, o conceito afirma que o tributo é uma prestação instituída em lei.

É obrigação de toda empresa pagar impostos, taxas e contribuições de caráter municipal, estadual e federal. Quando há uma cobrança maior ou indevida de alguma obrigação tributária, a pessoa jurídica pode solicitar a recuperação de crédito tributário.

o depósito do montante integral o extingue, e a moratória o suspende. o parcelamento o suspende, e a compensação o extingue. a transação o extingue, e a remissão o suspende.

Em sequência, com a CDA o Fisco pode optar por realizar a cobrança do crédito tributário pela via administrativa ou pela via judicial com o ajuizamento de uma Execução Fiscal.

Os créditos tributários são extremamente importantes para as empresas, uma vez que podem representar resultados expressivos para as finanças do negócio. Além disso, a análise dos processos garante a identificação de possíveis irregularidades, como existência de débitos tributários ou problemas legais nas operações.

O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "crédito acumulado".

O crédito fiscal ou de não cumulatividade do ICMS permite que haja a compensação do tributo, isto é, garante a quem recebeu a mercadoria o direito de creditá-la do ICMS que foi anteriormente cobrado nas operações de entrada.

O crédito ICMS é uma possibilidade que permite o abatimento de valores referentes a esse tributo. Basicamente, é possível abater da saída um valor pago no recebimento da mercadoria.

Para fazer a consulta do regime tributário pelo Cadastro Centralizado de Contribuintes, ao acessar o site, você pode clicar no CNPJ ou na Inscrição Estadual da empresa. Assim que fizer isso, você verá a tela com todas as informações desse contribuinte, incluisve o regime tributário usado por ele.

Para saber se sua empresa possui crédito acumulado de ICMS será necessário responder a essas duas perguntas:

  1. Sua empresa possui saldo credor de ICMS de forma constante?
  2. Sua empresa realiza ou realizou alguma destas operações de saídas:

Art. 9º A exigência do crédito tributário será formalizada em auto de infração ou notificação de lançamento, distinto para cada tributo.