Quais são os costumes do povo goiano?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Em Goiás, as principais manifestações são: Procissão do Fogaréu, Festa do Divino Pai Eterno, Cavalhadas, Congadas e Folia de Reis. Na Alego, projetos valorizam o folclore regional.

Em solo goiano pulsa um pouco da história dos vários povos que construíram o Estado, dando origem a uma cultura tão rica quanto diversificada. É tudo característico e marcante: o sotaque puxado no “r”, a arquitetura, a culinária, as gírias, as danças e as músicas.

Pequi, pamonha, galinhada, empadão e outras maravilhas gastronômicas que fazem parte de um verdadeiro patrimônio regional. Trem bão é coisa boa já dizia o legítimo goiano do pé rachado. O ditado popular regional muito provavelmente deve ter surgido numa mesa recheada de pratos típicos da culinária regional.

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.

Com fama de bem-humorados, goianos fazem sucesso na internet e fora dela | O Popular.

Relativo ou pertencente ao estado brasileiro de Goiás ou à cidade brasileira de Goiás.

Berço da música sertaneja, a capital de Goiás também é ponto de encontro para quem gosta de rock, samba, rap e até música clássica.

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala. Espia só!

Goiás é considerado o coração do Brasil, não à toa o brasão de armas possui justamente essa simbologia. A paisagem superior do escudo representa o território que hoje é a capital federal, Brasília. O rebanho exemplifica a principal atividade econômica do Estado.

Assim, Goiás possui festas tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. Além de danças, cantigas e rituais religiosos, há outros costumes goianos significativos, como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

O nome do Estado tem origem na denominação da tribo indígena “guaiás” que, por corruptela, se tornou Goiás. Vem do termo tupi “gwaya”, que quer dizer "indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça".

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade.

6 costumes que a maioria dos goianos tem e não abre mão de jeito nenhum

  1. Comer pamonha no frio. Quem não gosta de comer aquela pamonha quentinha quando bate o frio? ...
  2. Escutar sertanejo. ...
  3. Curtir os shows da pecuária. ...
  4. Comer no pit-dog. ...
  5. Comer pequi. ...
  6. Descansar em meio a natureza.

Origem da Pamonha
O nome pamonha vem da palavra pamunã, do tupi. Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.

Neste artigo observaremos a cidade por via das cavalhadas, rito que integra as atividades da festa do Divino Espírito Santo. Elas consistem em uma encenação de luta entre mouros e cristãos, de marcado fundo católico.

O carimbó é uma dança cultural da região Norte, assim, tem a sua origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. Nesse sentido, o nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal muito usado em apresentações artísticas e religiosas.

Carimbó é uma dança folclórica brasileira, típica do estado do Pará, na região Norte do Brasil. A dança surgiu no século XVII, e sua origem mescla as culturas e os costumes indígenas, africanos e europeus. O carimbó é dançado em pares, e uma de suas características são os movimentos giratórios.

O maior clássico do estado é o confronto entre Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube, o famoso Clássico Goiano. No entanto, há também outros jogos clássicos que agitam o futebol goiano, como o Clássico das Multidões entre Atlético Clube Goianiense e Goiânia Esporte Clube.

Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada em 1727, no Ciclo do Ouro, e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 14 de dezembro de 2001.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinogoianogoianos
Femininogoianagoianas