Quais são os corpos que acumulam eletricidade?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A conclusão esperada nesta aula é que “os materiais que deixam passar corrente elétrica são bons condutores e possuem cargas elétricas livres, como o cobre e o ferro. E os que não permitem a passagem da corrente elétrica possuem poucas cargas livres, por exemplo, a borracha, o isopor e o plástico.”

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

prata

O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

Entre os citados, o alumínio seria o pior material para as conexões elétricas, devido à facilidade de oxidação e à baixa condutividade elétrica da superfície oxidada. Assim, um cabo condutor de cobre com os plugues de contatos dourados levam vantagens sobre outros metais.

Plástico, madeira, vidro e borracha são bons isoladores eléctricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade. A cobertura de plástico que rodeia os fios é um isolante elétrico. Sua utilidade é evitar que o ser humano receba um choque elétrico.

Assim, esses elétrons têm tendência para serem doados, movimentam-se e espalham-se facilitando a passagem da eletricidade. São exemplos de condutores elétricos os metais em geral, tais como cobre, ferro, ouro e prata.

Exemplos de condutores

  • No estado sólido: prata, cobre, alumínio, ouro, aço, alumínio, ferro.
  • No estado líquido: sódio, mercúrio, cálcio, potássio, soluções básicas ácidas ou salinas.
  • No estado gasoso: todos os gases que podem ser ionizados (aqueles que ganham ou perdem elétrons).

Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano. Quando esse movimento acontece com muita dificuldade, ou não acontece, dizemos que este corpo é um isolante elétrico.

Um isolante não deixa passar corrente elétrica pois não tem elétrons livres. Exemplos de isolantes são os plásticos, madeira, ar, borracha,fenolite, baquelite, porcelana, vidro, etc. Quando você usa um interruptor basicamente, está ligando ou não um condutor ao outro.

Um corpo é formado de muitos elétrons e prótons. Mas nem todo corpo é carregado eletricamente. Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa.

Com relação às cargas negativas, operando nos condutores, os elétrons se movimentam sem resistência. Já na estrutura dos isolantes essa movimentação não é possível, sendo a principal diferença entre condutores e isolantes. No primeiro os elétrons se movem livremente, já no segundo não se movimentam pelo material.

A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar.

Alguns dos principais condutores elétricos são: alumínio, cobre, prata e ouro — sendo os dois primeiros os mais utilizados. Para garantir informações sobre todos eles, pontuaremos as vantagens de cada um, definindo, assim, qual é o melhor condutor elétrico.