Quais são os controles de zoonoses?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

As zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde são: peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, hantavirose, doença de Chagas, febre amarela, febre de chikungunya e febre do Nilo Ocidental.

Controle de Zoonoses | Secretaria Municipal da Saúde | Prefeitura da Cidade de São Paulo.

O controle de vetores e zoonoses em saúde pública engloba uma série de metodologias para identificar e dimensionar a quantidade de moluscos, insetos ou outros artrópodes e demais agentes que transmitem patógenos causadores de doenças.

É o órgão responsável pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais sinantrópicos e domésticos, através do controle de doenças em cães e gatos com as vacinações permanentes .

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) abrange ações que têm como objetivo o desenvolvimento, conhecimento, previsão, prevenção e enfrentamento continuado de problemas de saúde humana relativos aos fatores e condições de risco, atuais ou potenciais, e aos acidentes, doenças ou outros agravos decorrentes da interação ...

Isso porque as zoonoses - isto é, doenças que podem ser transmitidas do pet para humanos e vice-versa - também podem acometer cachorros e gatos que vivem dentro de casa. Raiva, leptospirose e doença da arranhadura do gato são alguns exemplos de zoonoses que merecem muita atenção por parte do tutor, pois são bem graves.

As zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde são: peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, hantavirose, doença de Chagas, febre amarela, febre de chikungunya e febre do Nilo Ocidental.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define as zoonoses como “doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos”.
...
Quais são os sintomas da zoonose?

  1. febre;
  2. dores musculares;
  3. sensação de mal estar;
  4. dor abdominal;
  5. alteração na memória.

HIV: O vírus presente em quase 38 milhões de pessoas no mundo tem sua mais provável origem no vírus da imunodeficiência símia (SIV) presente em chimpanzés.

As principais formas de transmissão das zoonoses são: Contato direto: contato com a saliva, sangue, urina, muco, fezes ou outros fluidos corporais de um animal infectado. Mordidas e arranhões entram nesse grupo.

Outros exemplos de zoonoses
Infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem no intestino de cães e gatos. Há duas espécies principais de bicho geográfico, o Ancylostoma braziliense e o Ancylostoma caninum, cujos ovos são liberados nas fezes desses animais.

O controle de vetores pode ocorrer de 3 formas: Controle Biológico, Controle Mecânico ou Ambiental e o Controle Químico.

As principais medidas de controle vetorial são de ordem ambiental, química e biológica.

O biólogo é um profissional fundamental no controle de vetores e pragas, e sua atuação começa pela identificação das espécies que estão prejudicando a região. A partir daí, é possível elaborar estratégias de eliminação de pragas de forma que não afete plantas e outras espécies daquele ecossistema.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.