Quais são os conteúdos do AEE?

Perguntado por: ijordao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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O AEE tem muitas responsabilidades, como o ensino de Libras, Braille, de tecnologias assistivas e comunicação alternativa. Na verdade, o maior desafio da Educação Inclusiva está no Atendimento Educacional Especializado.

As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Além de atender a no máximo três alunos com deficiência, o profissional de apoio terá que ter nível superior — a exigência dessa formação só será dispensada para atuar na educação básica.

No cargo de Professora de Educação Especial se inicia ganhando R$ 1.697,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.758,00. A média salarial para Professora de Educação Especial no Brasil é de R$ 2.597,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.

1º- Identificar as necessidades de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades / superdotação. 2º- Elaborar plano de atuação de AEE propondo serviços de acessibilidade ao conhecimento. 5º- Acompanhar o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular.

A avaliação deve ser feita de acordo com as potencialidades e os conhecimentos adquiridos pelo aluno. Mais do que conhecer suas competências, é necessário que o professor saiba como ele deve ser avaliado em todas as áreas, assim como acontece com as outras crianças.

A função do AEE é o de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Os serviços de AEE são voltados para alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também estudantes com altas habilidades/superdotação.

A sala de recursos multifuncionais deve contribuir para que a escola cumpra sua função social e estruture propostas pedagógicas que valorizem as diferenças e a inclusão, combinando a acolhida e acesso à participação na classe regular e o Atendimento Educacional Especializado, neste ambiente.

40 horas

DO PRAZO MÍNIMO DE ESTUDOS
O curso de Capacitação em: AEE – Atendimento Educacional Especializado possui carga horária de 40 horas e pode ser concluido no prazo mínimo de 30 dias.

O AEE pode ser realizado em uma sala de recursos multifuncionais (SRM), mas não apenas nessa sala. O professor do AEE trabalha em parceria com o educador de sala de aula comum, quando esse profissional achar necessário e complementar ao trabalho realizado com os demais alunos.

O projeto estabelece que nas salas de aula do ensino fundamental que tenham apenas um aluno com necessidades especiais, o limite de matriculados seja de 20 alunos. No ensino médio, se forem dois ou três, as demais matrículas não podem ultrapassar 15 alunos.

Faz-se necessário além da tecnologia utilizar materiais adaptados confeccionados pelo educador, visando explorar outras habilidades, como exemplos cito: desenhar, jogar basquete, realizar pareação de cores, números e letras, confeccionar brinquedos através da expressão criativa, explorar a linguagem e comunicação oral.

Ao professor da sala de recursos cabe orientar o professor da classe comum sobre estratégias e metodologias que favoreçam autonomia e envolvimento do aluno em todas as atividades propostas ao grupo.

A lei diz que a oferta de educação especial (AEE) deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino. Por isso, é necessário que a escola comum tenha uma sala de recursos multifuncionais. Além disso, necessita de uma equipe especialista para oferecer o atendimento ideal dentro da escola.

O professor de AEE, por meio de um agendamento prévio, poderá realizar diferentes ações para subsidiar o trabalho da classe comum/escola com o aluno atendido: realizar observações no contexto escolar, conversas com os professores da classe comum e especialistas (artes e educação física) e equipe gestora, além da ...

6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre

  • Brincando com sombras. Para desenvolver os movimentos corporais e ativar a curiosidade dos alunos, a sugestão é brincar com as sombras. ...
  • Alfabeto na natureza. ...
  • Caixa dos sentidos. ...
  • Vôlei sentado. ...
  • Pega-pega sensorial. ...
  • Desafios na areia.