Quais são os consumidores primários e secundários?

Perguntado por: mguedes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

Como dito anteriormente, consumidores primários são seres que se alimentam de organismos produtores, como algas e plantas. Assim, pode-se concluir que vacas, cavalos, girafas, ovelhas, esquilos e todos os outros animais herbívoros, são classificados como consumidores primários em uma cadeia alimentar.

Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

Como consumidores terciários, encontram-se peixes maiores e até mesmo o homem. Assim como no ecossistema terrestre, no ambiente aquático os decompositores são os fungos e as bactérias.

Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

Os consumidores são considerados heterotróficos, pois dependem de outros organismos para obterem sua energia. Entre os organismos consumidores estão os seres decompositores, onívoros, carnívoros e herbívoros. Sendo assim, os humanos fazem parte do grupo de seres consumidores.

As plantas, algas unicelulares e certas bactérias produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, por isso eles são chamados produtores. Alguns animais não produzem seus próprios alimentos, esses são chamados consumidores.

Consumidores Primários: são todos os organismos que se alimentam diretamente dos Produtores. Neste caso, costumam ser animais herbívoros ou onívoros, pois consomem plantas. Exemplos: coelho e vaca. Consumidores Secundários: são os seres vivos que se alimentam dos consumidores primários.

Produtores: Organismos produtores correspondem ao primeiro nível trófico em qualquer cadeia alimentar analisada. Nele se encontram os seres capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, organismos autotróficos.

Os herbívoros são classificados como consumidores secundários. III.

Primários: seres herbívoros ou onívoros que consomem aqueles que produzem o próprio alimento, ou seja, plantas ou plâncton. A vaca é um animal classificado como um consumidor primário. Secundários: seres carnívoros ou onívoros que se alimentam dos primários. O gato é um exemplo.

A planta é o produtor dessa cadeia alimentar, pois é capaz de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Ela serve de alimento para o rato, o qual se comporta, portanto, como um consumidor primário. A cobra, que se alimenta do consumidor primário, é um consumidor secundário.

Os consumidores primários são aqueles que se alimentam dos produtores, constituindo o segundo nível trófico. Já os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; os terciários consomem os secundários e assim por diante.

Produtores primários, que são geralmente plantas e outros fotossintetizadores, são a porta de entrada pela qual a energia entra nas teias alimentares. Produtividade é a taxa à qual a energia é adicionada aos corpos de um grupo de organismos, tais como produtores primários, sob a forma de biomassa.

Os produtores podem ser tanto as propriedades rurais (matéria-prima) como as fábricas (produto manufaturado). O consumidor final são as pessoas que compram os produtos manufaturados.

Em ecologia, chama-se de produtores primários (ou apenas produtores) os organismos autótrofos que realizam fotossíntese (não necessariamente, pode ser quimiossíntese)(plantas, cianobactérias e vários organismos unicelulares), transformando energia solar em energia química..