Quais são os conhecimentos científicos?

Perguntado por: ljaques9 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O conhecimento científico é dividido em várias áreas de estudo, incluindo física, química, biologia, psicologia, sociologia e muitas outras disciplinas. Cada uma dessas áreas tem suas próprias teorias, leis e métodos de pesquisa que são específicos para o campo em questão.

O conhecimento científico é um conjunto de saberes comprovado, sistematizado e adquirido de maneira sistemática e metódica por meio da observação, experimentação e análise de fatos ou fenômenos. Por exemplo: a teoria da relatividade de Albert Einstein, o teorema de Pitágoras, o ciclo da água.

Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.

Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito. Para ajudar você a entender a diferença entre cada categoria, nesta postagem, vamos conceituar e exemplificar os tipos de conhecimento.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.

Regra geral, a pesquisa segue certas etapas que caracterizam o método científico. Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

Teorias científicas são testáveis e fazem previsões passíveis de falseabilidade. Elas descrevem as causas de um determinado fenômeno natural e são usadas para explicar e prever aspectos do universo físico ou áreas específicas de investigação (por exemplo, eletricidade, química e astronomia).

Geral: busca-se a unidade nos fatos, permitindo elaborar leis e teorias que descrevam situações gerais. Explicativa: deve explicar fatos e responder perguntas (deve ser útil). Preditiva: possibilita previsões, confere previsibilidade, pois que busca compreender “leis” do funcionamento das coisas.

Existem conceitos chave que orientam o pensamento científico: o ceticismo, a admiração, a curiosidade e o empirismo.

Exemplos de conhecimentos empíricos:
Saberes práticos (cultivo da terra, uso de plantas medicinais, cuidados de higiene, etc.);

Entre esses tipos de conhecimentos, encontram-se o filosófico, o teológico e empírico e o científico (FACHIN, 2017).

Conhecimento empírico: proveniente do senso comum; Conhecimento científico: investigação metódica e sistemática da realidade; Conhecimento filosófico: compreensão da realidade em seu contexto mais universal; Conhecimento religioso: conhecimento construído mediante a aceitação da revelação divina e fé.

Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento: a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que ...

| Atualizado em 04 de abril de 2021. A pesquisa científica compreende a aplicação prática de um conjunto sistematizado de processos metodológicas de investigação utilizados para o desenvolvimento de um estudo delimitado.

O conhecimento científico se difere dos demais, no que se refere a presença de uma metodologia e visão crítica, e não em relação propriamente ao seu conteúdo.