Quais são os conectores explicativos?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Esses conectivos para redação são utilizados para expressar uma relação de explicação, razão ou motivo. Os principais conectivos explicativos são: ou seja, isto é, porque.

Conectivos lógicos

  • Negação.
  • Conjunção.
  • Disjunção.
  • Condicional.
  • Bicondicional.
  • Tabela de conectivos lógicos.

Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções, palavras invariáveis usadas para ligar os termos e orações em um período.

Enfim, dessa forma, em suma, nesse sentido, portanto, afinal. Igualmente, segundo, conforme, assim também, de acordo com. Então, por exemplo isto é, a saber, em outras palavras, ou seja, quer dizer, rigorosamente falando.

O que é um conectivo? Os conectivos têm a finalidade de ligar frases e parágrafos, possibilitando que o seu texto flua com clareza e objetividade. Além disso, ao incluí-los, você demonstra que tem habilidades na escrita acima do esperado à banca examinadora.

Tais recursos são representados pelos conectivos, os quais se manifestam por intermédio das preposições (a, de, para, com), conjunções (que, enquanto, embora, mas, porém, todavia) pronomes (ele, ela, sua, este, aquele, o qual), advérbios e locuções adverbiais (aqui, lá, logo, antes, dessa maneira, aos poucos) e ...

Conectivos Lógicos são expressões que servem para unir duas ou mais proposições. Estudaremos cada um deles a seguir, uma vez que é de nosso interesse conhecer o valor lógico das proposições compostas.

Os conectivos são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias. Eles também recebem o nome de conectores ou articuladores do discurso.

Conectores são palavras ou locuções empregadas para ligar ou articular ideias, expressas em palavras ou orações. Trata-se, pois, de um recurso essencial à construção coesiva do texto e, consequentemente, à clareza de qualquer mensagem.

Conexão causal explícita é aquela que torna evidente ao leitor as relações de causalidade instituídas entre os acontecimentos narrados por meio do uso de palavras ou expressões específicas.

Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Os conectivos usados para introdução são palavras ou expressões que ajudam a construir as ideias iniciais de um texto.

Os conectivos de adição ou continuação são utilizados para acrescentar algo ao longo do texto que esteja relacionado com o que foi apresentado antes. São os conectivos que exercem a função de apontar uma soma entre as orações, argumentos e ideias.

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

As conjunções subordinativas também podem e devem ser usadas dentro de redações. Elas servem para ligar orações subordinadas subjetivas, adjetivas e adverbiais. Dentro dos textos essas são as orações mais usuais, afinal, os períodos compostos por subordinação são muitíssimo usados na construção de nossas ideias.

Exemplo de frase: O jogador de futebol ficou cansado porque correu demais na partida. Causa: o jogador correu demais. Consequência: o jogador ficou cansado.

a consequência é efeito é resultado então a consequência é o resultado de uma causa. ea causa é aquilo que dá origem a uma consequência causa e consequência tem tudo a ver com conjunções tem o vídeo anterior sobre o assunto que estará ligado na descrição.

Argumento por causa e consequência
Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmar as ideias expressas pela tese.

Grafia no Brasil:conector.

Esta é a parte mais fácil. É suficiente iniciar a sua conclusão com os conectores conclusivos já bem conhecidos por você. Exemplos: em suma; em síntese; enfim; em resumo; portanto; assim; dessa forma; dessa maneira; desse modo; logo; pois; assim sendo; nesse sentido.