Quais são os principais conectores de semelhança?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Da mesma forma, igualmente, assim também, semelhantemente, do mesmo modo, similarmente, analogamente, de maneira idêntica, por analogia, de conformidade com, segundo, conforme, tal qual, tanto quanto, assim como, bem como, como se.

Conectivos de adição
Além disso, ademais, demais, outrossim, ainda por cima, ainda mais, também, e, nem, por outro lado, não só

Ligam dois termos ou duas orações com idêntica função. E, nem, mas, além disso, ainda por cima, também, ademais, outrossim, não só… bem como etc.

Quais são os tipos de conectores mais utilizados?

  • Conector USB. Sigla para Universal Serial Bus, os conectores USB são itens que seguem o padrão de portas com o protocolo de mesmo nome. ...
  • Conector HDMI. Foto: Unsplash. ...
  • Conector VGA. ...
  • Conector RCA. ...
  • Conector DVI. ...
  • Conector TS/TRS.

Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro. O período composto é formado de duas ou mais orações.

Conectivos lógicos

  • Negação.
  • Conjunção.
  • Disjunção.
  • Condicional.
  • Bicondicional.
  • Tabela de conectivos lógicos.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Os conectivos de conclusão são palavras que unem as orações em um período ou ligam termos que exercem a mesma função sintática na oração. Eles são responsáveis por dar sentido às frases, unindo ou contradizendo diferentes ideias que estão presentes em um texto.

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

Conexão causal explícita é aquela que torna evidente ao leitor as relações de causalidade instituídas entre os acontecimentos narrados por meio do uso de palavras ou expressões específicas.

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Porque, pois, por isso que, uma vez que, já que, visto que, que, porquanto. Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que.

Podemos definir os conectores como itens que facilitam a conexão de cabos, em um ou mais pontos que demandam a comunicação de sinais. Assim, eles são os responsáveis por ligar, eletricamente, um condutor e outro, evitando a perda de energia elétrica durante uma condução.

O SUPERLINK substitui a fita com muitas vantagens: A mola interna mantém diretamente conectados e sob pressão constante os fios e cabos, evitando mal contato. A isolação do SUPERLINK é retardante de chamas e suporta 105°C de temperatura, muito mais que os fios e cabos comuns.

O conector de porcelana é indicado para realizar a conexão de cabos e fios que precisam suportar altas temperaturas, por conta disso, é muito utilizado em instalações de chuveiros. Possui uma ótima capacidade isolante, tornando a instalação muito mais segura.

As conjunções subordinativas também podem e devem ser usadas dentro de redações. Elas servem para ligar orações subordinadas subjetivas, adjetivas e adverbiais. Dentro dos textos essas são as orações mais usuais, afinal, os períodos compostos por subordinação são muitíssimo usados na construção de nossas ideias.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases. Eles instituem as relações de dependência e conexão entre os termos. Esses elementos são formados por conjunções, preposições e advérbios conectivos.

Entre elas podemos citar:

  • De acordo com.
  • Por outro lado.
  • Em síntese.
  • Antes de mais nada.
  • Sob o mesmo ponto de vista.
  • Ademais.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.