Quais são os conectivos que fazem o texto ficar coeso?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Existem muitos: Mas, porém, todavia, entretanto, portanto, uma vez que, já que, logo, então, por sua vez, por conseguinte, mas também, apesar, apesar disso, porque, pois, assim que, desde que, dessa forma, de forma que, assim que, de maneira que, e muitos outros.

Também chamados de elementos de coesão, os elementos coesivos têm como função fazer uma ligação lógica entre palavras e/ou frases de um texto ou de evitar que determinadas palavras que já foram mencionadas sejam repetidas. Exemplos: 1. Estou juntando dinheiro, pois quero comprar um celular novo.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

A mensagem de um texto é coerente quando ela faz sentido e é comunicada de forma harmoniosa, de forma que haja uma relação lógica entre as ideias apresentadas, onde umas complementem as outras.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Os conectivos são utilizados para associar ideias e estabelecer ligações entre elas. Podem pertencer a classes gramaticais diferentes, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas. Na gramática, articuladores de um discurso ou conectores são termos que, em um texto, ligam palavras e frases.

A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções, palavras invariáveis usadas para ligar os termos e orações em um período.

Conectivos para a introdução da redação

  • primeiramente;
  • em primeiro lugar;
  • antes de mais nada;
  • antes de tudo;
  • acima de tudo;
  • para começar;
  • sobretudo;
  • principalmente;

Conectivos de semelhança, conformidade e comparação
Da mesma forma, igualmente, assim também, semelhantemente, do mesmo modo, similarmente, analogamente, de maneira idêntica, por analogia, de conformidade com, segundo, conforme, tal qual, tanto quanto, assim como, bem como, como se.

O uso do Onde na Redação
Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

Esses conectivos indicam o tempo de desenvolvimento da ação mencionada. Conectivos: Quando, antes que, depois que, até que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, ao mesmo tempo que.

Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.

Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.

Significado de Coeso
[Figurado] Que segue um princípio lógico; que possui nexo; coerente. [Figurado] Que pensa ou se comporta com coerência, lógica.

Coerência é a organização das ideias em uma forma lógica, assim, um texto precisa estar escrito corretamente, mas com ideias interligadas e que fazem sentido.

Uma classe altamente coesa tem responsabilidades e propósitos claros e bem definidos, enquanto uma classe com baixa coesão tem muitas responsabilidades diferentes e pouco relacionadas.