Quais são os conectivos de coesão?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Tais recursos são representados pelos conectivos, os quais se manifestam por intermédio das preposições (a, de, para, com), conjunções (que, enquanto, embora, mas, porém, todavia) pronomes (ele, ela, sua, este, aquele, o qual), advérbios e locuções adverbiais (aqui, lá, logo, antes, dessa maneira, aos poucos) e ...

sabe, distinguem cinco mecanismos de coesão: referência (pessoal, demonstrativa, comparativa), substituição (nominal, ver- bal, frasal), elipse (nominal, verbal, frasal), conjunção (aditiva, adversativa, cau- sal, temporal, continuativa) e lexical (repetição, sinonímia, hiperonímia, uso de no- mes genericos; colocação) ...

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

A conjunção liga orações estabelecendo relação entre elas. A coesão lexical consiste na utilização de palavras que possuem sentido aproximado ou que pertencem a um mesmo campo lexical. São elas: sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos, entre outros. Exemplo: Aquela escola não oferece as condições mínimas de trabalho.

O que são elementos coesivos?

  • Conjunções.
  • Preposições.
  • Pronomes.
  • Advérbios.
  • Locuções adverbiais.

Na coesão referencial, um elemento do texto retoma outro. Na coesão sequencial, há uma relação semântica entre partes de enunciados durante o sequenciamento de ideias. A coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) do texto e depende não só de elementos linguísticos mas também de extralinguísticos.

Exemplos de coesão referencial em frases
- Vitória chorou. Ela não gosta de ser contrariada. Nesse caso, Vitória é o termo referente na oração. A cada vez que for preciso retomar esta palavra, pode-se usar termos parecidos ou sinônimos como o pronome “ela”, ou “a garota” ou outras opções desde que haja sentido.

Explicação - Como se nota; com efeito; como vimos; portanto; pois; é óbvio que; isto é; por exemplo; a saber; de fato; aliás... Conclusão - Em suma; por conseguinte; em última análise; por fim; concluindo; finalmente; por tudo isso; em síntese, posto isso; assim; consequentemente...

Coesão diz respeito ao uso de elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, para ligar as partes do texto. Já a coerência trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido com uma linguagem e sequência adequadas.

Tipos de coesão sequencial

  • Adição e inclusão.
  • Oposição.
  • Afirmação e igualdade.
  • Exclusão.
  • Enumeração.
  • Explicação.
  • Conclusão.
  • Continuação.

quando, enquanto, até que, antes que, logo que, assim que, depois que, sempre que, desde que, desde quando, todas as vezes, senão quando, ao tempo que, mal.

Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro. O período composto é formado de duas ou mais orações.

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

Os conectivos são expressões linguísticas usadas para conectar enunciados, frases, orações e outros elementos textuais com o objetivo de dar sequência a argumentação e sentido às ideias que estão sendo expostas.

Ou seja, a coesão se relaciona aos elementos que estabelecem uma ligação entre as palavras e as frases de um texto — a mensagem em si. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias. Então, se refere ao significo da mensagem e não a estrutura das frases em si.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Ao começar o seu desenvolvimento, use conectivos entre os argumentos apresentados e, sempre que for preciso, faça uso da coesão referencial. Por fim, invista em termos conclusivos, como “em suma” e “portanto” para demonstrar o fechamento das ideias expostas.