Quais são os componentes do planejamento de ensino?

Perguntado por: gribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os componentes básicos de um plano são objetivos educacionais e instrucionais, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensino e avaliação. Além do plano é necessário o educador entender que na execução do planejamento sempre haverá elementos não plenamente previstos.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Resumo. A gestão de projetos possui cinco etapas fundamentais que podem ajudar a otimizar o seu próximo projeto e proporcionar um plano organizado à sua equipe. Estas etapas incluem o início, planejamento, execução, desempenho e encerramento.

7 etapas do Planejamento Estratégico

  1. 1 – Defina a identidade organizacional. ...
  2. 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
  3. 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
  4. 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
  5. 5 – Defina as estratégias. ...
  6. 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
  7. 7 – Monitore e avalie os resultados.

Um plano de ensino deve ser estratégico, flexível, crítico e dinâmico. Durante o seu uso, deve sempre passar por revisões e aprimoramentos, além de considerar condições da escola, momento atual, alunos e embasamento teórico. Trata-se do ponto inicial para que o professor consiga efetuar o planejamento das suas aulas.

unidade, continuidade, flexibilidade, precisão e clareza e objetividade.

Os 3 pilares fundamentais para a sobrevivência de qualquer...

  • Planejamento Estratégico (Direção)
  • Planejamento Tático (Preparação/Organização)
  • Plano Operacional (Plano de Ação)

Essas etapas incluem definir objetivos, desenvolver premissas, avaliar alternativas, identificar recursos, estabelecer tarefas e determinar métodos de rastreamento e avaliação.

5 dicas para você ter sucesso em seu planejamento

  1. 1) Analise sua situação atual e identifique onde você quer chegar. ...
  2. 2) Estabeleça responsáveis por cada processo. ...
  3. 3) Tenha métricas de antes e depois. ...
  4. 4) Metas: seja ousado mas não tire os pés do chão. ...
  5. 5) Monitore.

A base de um planejamento estratégico que funcione é ter processos mapeados. Colocar em prática o planejamento estratégico dentro de um prazo e de um padrão estabelecido.

O planejamento serve para orientar a tomada de decisões e ações futuras de uma pessoa, empresa, organização, projeto ou operação. Ele é uma ferramenta administrativa que ajuda a definir objetivos e metas claras, estabelecer estratégias para alcançá-los e alocar recursos de maneira eficiente.

O primeiro passo é definir os objetivos que você deseja alcançar. Eles estabelecem aonde você quer chegar. Esse é o ponto de partida para a elaboração de todo o plano de ação. Afinal, o planejamento precisa levar a sua empresa ao ponto desejado.

O planejamento escolar precisa ser realista. Não adianta ter um ótimo plano se ele não pode ser executado. Por isso, crie ações práticas e que podem ser realizadas a curto prazo, com prazos determinados e que abram a possibilidade de revisão durante o ano letivo.

O planejamento deve conter as questões burocráticas da administração escolar, como o cumprimento de leis e normas, mas também as questões pedagógicas, como os ciclos de avaliação, projetos especiais que serão realizados durante o ano letivo e atividades extracurriculares.

A própria legislação nos indica alguns desses níveis de planejamento. A LDB (Lei nº 9.394/96), em seu artigo 9°, estabelece que uma das incumbências da União é elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE). Essa mesma atribuição é estabelecida para os estados e municípios, ao constituírem seus sistemas de ensino (arts.

Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.