Quais são os componentes de uma célula Procariótica?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Estrutura da célula procarionte

  • Cápsula: reveste a célula externamente;
  • Citoplasma: substância gelatinosa responsável por manter o formato da célula;
  • DNA: carrega as informações genéticas da célula;
  • Flagelo: possibilita a locomoção da célula;

As células procarióticas (do grego pro: primeiro e karyon: núcleo) são estruturas relativamente simples e possuem como principal característica a ausência de um envoltório nuclear envolvendo o material genético. Nesse grupo de células, o DNA é circular.

As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa.

O que são células procariontes? De maneira geral, as células procariontes são células que não apresentam envoltório nuclear. Por isso, algumas pessoas costumam dizer que são seres que têm seu material genético disperso no citoplasma. Além disso, células procariontes não apresentam organelas membranosas.

Procarionte é um organismo unicelular simples que não possui compartimentalização membranosa dos seus produtos intracelulares, ou seja, não apresenta compartimentos dentro da célula (metabólitos dispersos no citoplasma), nem núcleo verdadeiro (cromossomo disperso no citoplasma).

A parede celular é formada pela deposição das microfibrilas por um arranjo entrelaçado e ocorre, geralmente, de forma homogênea, podendo surgir algumas regiões mais espessas.

Principais características da célula procarionte
Este material genético é formado apenas por um filamento de DNA circular. Uma vez que o seu núcleo está separado do resto do organismo por uma fina camada protetora, aquele filamento encontra-se completamente misturado ao hialoplasma celular.

Ela possui membrana plasmática, citoplasma, material genético livre e não compartimentado e ribossomos. A membrana plasmática delimita o organismo e possui sua função típica de controlar a entrada e a saída de moléculas da célula.

Em resumo, é possível dizer, então, que as células procariontes são mais simples que as eucariontes. Esse primeiro grupo não apresenta núcleo, organelas membranosas e citoesqueleto. Diferentemente, as eucariontes possuem todas essas estruturas.

As células procariontes são formadas por citoplasma, ribossomos e material genético, e possuem apenas a membrana plasmática, com ausência da carioteca que divide o núcleo celular.

Como os procariontes se reproduzem? Os procariontes se reproduzem através de um processo de divisão celular chamado fissão binária. Como a mitose em eucariontes, este processo consiste em copiar o cromossomo e dividir a célula em duas.

Conheça um pouco mais sobre as células procariontes, estruturas muito simples encontradas em bactérias e cianobactérias. Os organismos vivos são constituídos por células, com exceção dos vírus.

As células se classificam basicamente em dois grandes grupos:

  • Procariontes: bactérias e arqueobactérias;
  • Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.

Os procariontes consistem de duas linhagens distintas: Bactéria (ou eubacté- ria) e Archea.

Já em células procariontes o material genético, DNA circular, fica disperso no citoplasma. Células procariontes quando apresentam parede celular ela é formada por peptidoglicano.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.