Quais são os componentes curriculares do 1º ao 5º ano?

Perguntado por: abotelho6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares. curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.

Componentes Curriculares

  • Ciências Experimentais e Tecnologia.
  • Educação Artística.
  • Educação Física.
  • História e Geografia.
  • Língua Portuguesa e Literatura.
  • Línguas Estrangeiras.
  • Matemática.

Ao todo, são cinco itinerários formativos, sendo um para cada área do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional).

A Língua Portuguesa passou a ser considerada um componente curricular da área de Linguagens, em conjunto com as disciplinas de Inglês, Artes e Educação Física. Portanto, os conteúdos que compõem estes componentes curriculares devem ser desenvolvidos conforme às competências esperadas para a área de Linguagens.

O currículo deve ser estruturado nos anos iniciais do Ensino Fundamental de modo a incentivar a construção de novos saberes advindos das experiências cotidianas e de outras áreas do conhecimento.

Componentes curriculares: são todos os elementos que compõem a integralização curricular. Os componentes curriculares são disciplinas ou atividades realizadas ao longo de um curso, de caráter teórico e/ou prático.

São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Os componentes curriculares estão divididos em unidades temáticas, de acordo com cada ano/ciclo de aprendizagem. Cada unidade temática apresenta seu conjunto de objetos de conhecimentos, que relacionam-se às habilidades específicas daquele ano/ciclo.

Os Componentes Curriculares são matérias acadêmicas que compõe o itinerário curricular do Curso, com creditação e carga horária pré-definida.

Áreas do conhecimento, segundo o Enem

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

Os fundamentos pedagógicos da BNCC possuem dois pressupostos: o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral. Isso implica discutir o que os/as estudantes devem "saber" e o que devem "saber fazer".

Assim, São cinco o Campos de Experiências considerados na BNCC:

  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gesto e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. ...
  • Referências:

A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguística/semiótica.

Dialogam com os quatro eixos de formação:

  • - Letramentos e capacidade de aprender.
  • - Leitura do mundo natural e social.
  • - Ética e pensamento crítico.
  • - Solidariedade e sociabilidade.