Quais são os colírios lubrificantes?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos
  • 20% Trisorb Solução Oftálmica Lubrificante Estéril 15ml. ...
  • 11% Homéoptic Colirio 10 Flaconetes. ...
  • 55% Visalágrima Solução Oftálmica 15ml. ...
  • 21% Oftane frasco com 10ml. ...
  • 28% Optive UD Solução Oftálmica Estéril 30 Flaconetes 0,4ml. ...
  • 16% Fresh Tears Liquigel Solução Oftálmica Estéril 15ml. ...
  • 16% Oftane frasco com 15ml. ...
  • Desc.

Qual a diferença entre Lacrifilm e o Lacrima Plus? Ambos são colírios lubrificantes semelhantes, mas o tempo de duração na superfície ocular pode ser menor no lacrima.

Como se precaver dos olhos secos ?

  1. 1) Piscar sempre. ...
  2. 2) Use Soro Fisiológico ou Lágrimas Artificiais. ...
  3. 3) Evite Iluminação em excesso. ...
  4. 4) Hidratação é fundamental. ...
  5. 5) Umidifique o ambiente. ...
  6. 6) Se usa Lente de Contato, faça a higiene correta!

Indicamos os colírios lubrificantes, sem vasoconstritores, que são comprados sem receita e podem ser usados à vontade”, responde o diretor técnico da Médicos de Olhos S.A. Mas isso não elimina alguns cuidados básicos, entre eles, a higiene da embalagem e a exposição do produto a altas temperaturas.

O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Esses colírios são lubrificantes e podem ser usados continuamente. Se você usar até 4 vezes ao dia pode ser qualquer 1 dos dois. Já se fizer uso mais frequente, o Hyabak é mais indicado, por não ter conservantes.

Beba bastante água. O ideal é tomar mais de um litro por dia. Ingerir líquidos é importante para garantir que nosso organismo tenha “matéria-prima” para produzir a quantidade necessária de lágrimas. Elas são responsáveis pela lubrificação natural dos olhos.

Adaptis

Assim como optive e lacrifilm, o Adaptis é um lubrificante ocular e pode substituí-los sim.

Como sugestão, você deve programar um horário para pingar os colírios associado a sua rotina normal, como quando acorda, quando escova os dentes, no horário das refeições ou antes de ir dormir.

Confira os problemas que cada colírio pode causar:
Colírio artificial ou lubrificante: conjuntivite alérgica e intoxicação nos olhos, devido à quantidade de conservantes presentes no medicamento; Colírio antiglaucomatoso: piora no quadro de pacientes com glaucoma, pois pode aumentar a pressão dos olhos.

Lacrifilm é um medicamento indicado para aliviar sintomas que ocorrem nos olhos após a exposição ao sol, vento, calor e ar seco. Tais aspectos naturais são responsáveis por causar ressecamento nos olhos, além de trazer consigo problemas como coceira, irritação e ardência.

Lacribell

Ambos os colírios Lácrima Plus e Lacribell são colírios lubrificantes. Eles são semelhantes na sua composição e podem ser substituídos um pelo outro.

Systane UL Lubrificante Oftálmico é usado para alívio do desconforto ocular, ressecamento, irritação, vermelhidão, ardor, sensação de areia e corpo estranho, provocados por fatores ambientais como poeira, fumaça, raios ultravioleta, calor seco (sauna), ar condicionado, vento, cosméticos, exposição prolongada a ...

O olho seco é um problema associado à utilização excessiva de eletrônicos, a um clima mais quente, às doenças crônicas e, mais recentemente, ao uso de máscara facial. Acontece porque o ar quente da expiração oral, caso entre em contato com o olho, pode levar à evaporação rápida da camada aquosa do olho.

Não ingerir alimentos com álcool ou cafeína, substâncias que diminuem a produção lacrimal; Utilizar acessórios de proteção ao sair de casa, como óculos escuros; Utilizar lentes de contato apropriadas a pacientes com disfunção lacrimal; Lembrar-se de piscar com frequência frente às telas.

Algumas doenças do corpo podem causar olho seco, como artrite reumatoide, tratamento com quimioterapia, doença da tireóide, assim como o uso de alguns medicamentos como antidepressivos, além de stress, etc. O tratamento de transplante de medula óssea geralmente causa algum grau de olho seco.

Quantas vezes usar colírio lubrificante? Os colírios lubrificantes podem ser usados todos os dias, mas muitos oftalmologistas recomendam não usar colírios com conservantes mais de quatro vezes ao dia. Os colírios sem conservantes têm menos aditivos.

Um ótimo exemplo são os colírios de corticoide ou anestésico, que podem causar cegueira se utilizados de forma inadequada. Desta maneira cheque com seu médico oftalmologista antes de utilizar um colírio que contenha medicação.

Evite água boricada e soro fisiológico
O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.