Quais são os códigos da BNCC na educação infantil?
O que são os códigos alfanuméricos?
- EO – O eu, o outro e o nós.
- ET – Corpo, gestos e movimentos.
- EF – Traços, sons, cores e formas.
- TS – Escuta, fala pensamento e imaginação.
- CG – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O que significa cada letra e número do código da BNCC?
O primeiro par de letras indica a etapa de Ensino Fundamental. O último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do ano ou do bloco de anos.
O que significa o código EI03EO02?
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
O que significa o código EI03TS02?
A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Quais os 5 campos de experiência da BNCC na Educação Infantil?
Assim, São cinco o Campos de Experiências considerados na BNCC:
- O eu, o outro e o nós. ...
- Corpo, gesto e movimentos. ...
- Traços, sons, cores e formas. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. ...
- Referências:
Quais são os 7 eixos da Educação Infantil?
Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação...
- Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. ...
- Música. ...
- Movimento. ...
- Matemática. ...
- Linguagem oral e escrita. ...
- Natureza e sociedade.
Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
Quais são as 5 habilidades da BNCC?
Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:
- autoconsciência;
- autogestão;
- consciência social;
- habilidade de relacionamento;
- tomada de decisão responsável.
Qual é o código da BNCC para contação de história?
A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
O que significa na BNCC EI02EO02?
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
O que diz a habilidade ei02ts04?
A habilidade EI02ET04 consiste em: Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
O que é EI03ET01?
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: As crianças pequenas aprendem sobre as características e propriedades dos objetos usando todos os seus sentidos em situações de exploração e investigação.
O que é EI03ET05?
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: As crianças pequenas aprendem sobre as características e propriedades dos objetos e figuras usando seu corpo e todos os seus sentidos em situações de exploração e investigação.
O que trabalhar na habilidade EI03EO06?
A habilidade EI03EO06 consiste em: Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
O que significa EI03ET07?
A habilidade EI03ET07 consiste em: Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
O que quer dizer EI03TS01?
A habilidade EI03TS01 consiste em: Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Como se organiza a BNCC para a Educação Infantil?
A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais:
- Direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
- Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
- Campos de experiências.
Quais são os componentes curriculares da Educação Infantil?
Componentes curriculares da educação infantil
São cinco os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
O que diz a BNCC sobre a Educação Infantil?
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, considerada o início e o fundamento do processo educacional, porque é nesta primeira etapa que a criança começa a construir e consolidar as suas primeiras experiências escolares.
Quais são os 6 direitos de aprendizagem na Educação Infantil de acordo com a BNCC?
A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.
Quais são os grupos de faixas etárias da BNCC na Educação Infantil?
Por esse motivo, na BNCC organizam- se os objetivos de aprendizagem, considerando-se três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).