Quais são os cinco princípios da metodologia Lean?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

De acordo com Womack e Jones, existem cinco princípios básicos fundamentais: valor, fluxo de valor, fluxo, puxar e perfeição.

Para alcançar os resultados desejados e sustentar um estado de alta performance, é preciso ter 4 pilares da metodologia bem definidos:

  • Filosofia. As decisões devem ser guiadas pela filosofia de Longo Prazo, mesmo que isso dependa das metas financeiras de curto prazo. ...
  • Processos. ...
  • Pessoas e parceiros. ...
  • Solução de Problemas.

A Metodologia Lean — ou gestão enxuta — é um processo que foi criado na Toyota nos anos 80, com o objetivo de otimizar fluxos produtivos. O grande objetivo da metodologia é reduzir o desperdício de recursos, que podem ser tempo, mão de obra, materiais, ferramentas, entre outras coisas.

Quais são as 6 principais ferramentas Lean Manufacturing?

  1. Mapeamento da cadeia de valor. Uma das primeiras e mais fundamentais ferramentas gerenciais é também conhecida como Value Stream Mapping – VSM. ...
  2. Lead Time. ...
  3. Fluxograma. ...
  4. Poka Yoke. ...
  5. Takt Time. ...
  6. POP.

Os 7 desperdícios

  • Tempo de espera. O que é ...
  • Defeito. O que é: ...
  • Transporte. O que é ...
  • Movimentação. O que é ...
  • Estoque. O que é ...
  • Superprodução. O que é ...
  • Superprocessamento. O que é
  • FILOSOFIA TOYOTA WAY. MELHORIA CONTINUA E RESPEITO PELAS PESSOAS EM TUDO O QUE É FEITO. A definição dos valores e forma de trabalho da Toyota:
  • DESAFIE O QUE SABE E PROCURE SEMPRE A MELHORIA CONTÍNUA. MELHORIA CONTÍNUA.
  • RESPEITO POR TODOS NA EMPRESA. RESPEITO PELAS PESSOAS.

Um dos conceitos mais importantes do lean são os 8 desperdícios, que devem ser identificados e eliminados em todos os processos da empresa.

  • Superprodução. ...
  • Espera. ...
  • Transporte. ...
  • Processamento excessivo. ...
  • Inventário. ...
  • Movimentação. ...
  • Defeitos. ...
  • Habilidades não utilizadas.

É uma forma de iniciar o processo de Customer Development. Adote o ciclo da Lean Startup para aperfeiçoar um produto ou serviço que você já oferece. Será uma espécie de treino para usar o método na criação de um produto novo. Formule hipóteses sobre o seu mercado e faça testes para validá-las.

A metodologia Lean é uma forma de gerenciamento que tem como finalidade impedir desperdícios, seja de verba, mão de obra ou tempo, apenas fazendo uso de meios fundamentais para realizar de uma melhor forma uma certa tarefa ou um processo específico.

Traduzido do inglês, a palavra Lean significa enxuto. Sendo assim, essa filosofia atua de forma a buscar utilizar o mínimo de recursos, reduzindo ou até eliminando atividades que não agregam valor, por meio da identificação dos 8 desperdícios propostos pela metodologia.

A aplicação da metodologia Lean pode ser feita em diversos setores de uma empresa, através de programas de acompanhamento de fluxos de trabalho e serviços ou ferramentas específicas oferecidas por empresas especializadas no assunto.

Os objetivos básicos da manufatura enxuta são reduzir os desperdícios do sistema de produção, ter maior qualidade dos produtos, diminuir o tempo de entrega dos produtos aos clientes, com menor número de defeitos e, ainda, estabelecer um processo de inovação incremental contínuo.

O Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.

Taiichi Ohno

A filosofia Lean surgiu no Japão. Seu criador foi Taiichi Ohno, engenheiro e chefe de produção da Toyota no período posterior à Segunda Guerra Mundial.

O Kaizen é uma das ferramentas de Lean Manufacturing que visa melhorar todas as partes de uma empresa através da padronização dos processos de produção. Trata-se de um método de melhoria contínua rápido (um ciclo completo dura em média 30 dias).

Essa abordagem é executada através de um conjunto de 10 ferramentas estratégicas. O Lean Manufacturing possui 2 objetivos chave: aumentar a percepção de valor da empresa por parte do cliente e investir o mínimo de recursos possíveis para que isso aconteça.

O Programa 5S é uma das ferramentas da Metodologia Lean, um sistema de gestão desenvolvido e implantado pela Toyota há mais de 50 anos com o objetivo de enxugar a linha de produção e garantir um processo livre de desperdícios e focado na Melhoria contínua.

Segundo alguns estudiosos da área de Lean Manufacturing a pior das perdas é Excesso de Produção, porque encobre os outros desperdícios. Por exemplo, se o lote deveria ser de 100 peças, mas a empresa produz 105 peças para substituir algum produto que fique fora das especificações.

Gargalo é a etapa do processo que limita o processo a produzir mais. Ou seja, é a atividade que possui mais fila e mais tempo de espera. O gargalo acontece quando a capacidade é menor do que a demanda. Neste artigo vou te mostrar exemplos de gargalo e vamos aprender a identificá-los dentro do processo.

Além disso, deu origem a uma filosofia organizacional chamada Lean Thinking, que inclui os 3 desperdícios: muda, mura e muri. Na busca por identificar e eliminar os desperdícios, que é o verdadeiro foco da melhoria contínua, é muito importante compreender estes 3 termos importantes.

Os 4 P´s referem-se, do inglês: Filosofia (Philosophy), Processos (Process), Pessoas e parceiros (Peoples and partners) e Melhoria continua (Problem solving).