Quais são os cinco níveis de hierarquia?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

São cinco níveis hierárquicos principais: Metrópoles, Capitais Regionais, Centros Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais.

A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes.

São eles: metrópoles (grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole), capitais regionais (A, B e C), centros sub-regionais (A e B) e centros de zona (A e B). Por fim, há os centros locais, que são representados pelos restantes dos municípios em que a sua importância não extrapola os limites municipais.

Hierarquia é uma ordem de elementos de acordo com o seu valor. Trata-se da gradação de pessoas, animais ou objetos em função de critérios de classe, tipologia, categoria ou outro tópico que permita desenvolver um sistema de classificação. A hierarquia, por conseguinte, constitui uma ordem descendente ou ascendente.

Hierarquia social são os níveis e posições de cada indivíduo dentro de uma sociedade. A hierarquia social faz com que as pessoas sejam divididas em grupos, de acordo com uma estrutura, entre as classes mais ricas, a classe média e as classes mais baixas.

A hierarquia social refere-se às posições que os indivíduos ocupam na sociedade. Pode-se dizer ainda que seu conceito está atrelado às divisões de níveis existentes dentro da estrutura social, levando-se em consideração diversos fatores, tais como: gênero, raça e etnia.

A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes.

As maiores cidades do país e que apresentam melhores infraestruturas e condições econômicas, sendo classificadas em: Grande Metrópole Nacional (São Paulo), Metrópole Nacional (Rio de Janeiro e Brasília) e Metrópole (Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre).

Consideraremos as classificações mais utilizadas, em que as cidades são divididas em grupos como: locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais.

As cidades podem ser divididas em cidades locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais.

Escala de subordinação entre as cidades, geralmente, da seguinte forma: as pequenas cidades, que existem aos milhares, subordinam-se às cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades; as cidades médias, subordinam-se às cidades grandes. As grandes cidades ou metrópoles são poucas.

No topo (nível estratégico) estão os presidentes, gestores e diretores da empresa. O grupo de tomadores de decisão é o menos volumoso da hierarquia.

A hierarquia ajuda a organizar o trabalho
Chefes e subordinados precisam encontrar o tom certo e a medida exata para que a divisão de papeis, responsabilidades e o dar e receber ordens ocorram sem opressões e baseados no profissionalismo de todos os envolvidos.

Responsabilidade clara: a hierarquia também ajuda a estabelecer a responsabilidade de cada funcionário em relação às atividades da empresa.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

A hierarquia funcional é a que decorre dos cargos e funções militares, devendo respeitar a hierarquia dos postos e antiguidades, ressalvados os casos em que a lei determine de forma diferente.

Classificação das classes sociais
Consiste na ideia de separar os indivíduos com características econômicas, sociais, educacionais e etc, em grupos específicos e hierárquicos. A estratificação social universal contemporânea é classificada em três grupos: classe baixa, classe média e classe alta.