Quais são os cinco itens do planejamento?

Perguntado por: oalmada3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

O planejamento pode ser estruturado em cinco itens: a) idéia brilhante, b) plano de intenção, c) revisão da literatura, d) testes de instrumentos e de procedimentos, e) projeto de pesquisa.

Avaliação de Metas e Planos; Seleção de Metas e Planos; Implementação; Monitoramento e controle.

Ele envolve a definição de metas, estratégias e ações necessárias para atingir esses objetivos. O planejamento pode ser aplicado em diversas áreas empresariais, como finanças, marketing, recursos humanos e operações, além da própria vida pessoal de cada um.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Para conseguir atender ao objetivo principal da empresa, o planejamento tático precisa definir:

  • metas;
  • processos;
  • prazos;
  • ferramentas e recursos.

Confira o que acontece em cada uma das etapas do planejamento estratégico:

  • Avaliação de Ambiente.
  • Elaboração da Estratégia.
  • Desenvolvimento do Plano de Execução.
  • Envolvimento das Pessoas.

7 etapas do Planejamento Estratégico

  1. 1 – Defina a identidade organizacional. ...
  2. 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
  3. 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
  4. 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
  5. 5 – Defina as estratégias. ...
  6. 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
  7. 7 – Monitore e avalie os resultados.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

5 ferramentas de planejamento estratégico

  1. 1 – As 5 Forças de Porter. ...
  2. 2 – Análise SWOT. ...
  3. 3 – Análise PESTEL. ...
  4. 4 – Matriz BCG. ...
  5. 5 – Pesquisas.

CONHEÇA 3 ETAPAS FUNDAMENTAIS PARA UM PLANEJAMENTO EFICAZ

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Como o próprio nome diz, nesse, buscamos definir as estratégias que, a longo prazo, nos levarão aos objetivos, consequentemente, essa é a etapa mais ampla e complexa do planejamento. ...
  • PLANEJAMENTO TÁTICO. ...
  • PLANEJAMENTO OPERACIONAL.

A base de um planejamento estratégico que funcione é ter processos mapeados. Colocar em prática o planejamento estratégico dentro de um prazo e de um padrão estabelecido. Você precisa fazer gerenciamento de processos, para que você tenha controle de como opera.

Planos são figuras geométricas bidimensionais formadas pela reunião de infinitas retas, perpendiculares a uma reta dada, dispostas lado a lado. Essa figura é considerada na Geometria como um conceito primitivo. Isso acontece porque, na realidade, não existe definição para ponto, reta e plano.

De forma simplificada, os passos do Plano de Aula em 3 etapas apresentados pela Geekie: primeiro o objetivo, depois as evidências e, por fim, as experiências – pessoas, recursos, conteúdos e dinâmicas pensadas intencionalmente para chegar ao objetivo.

O planejamento estratégico serve como um mapa, um roteiro para ajudar a organização a descobrir como ir aonde precisa. O processo inclui a análise de pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, além do planejamento das operações futuras de uma maneira priorizada e realista.

Confira o passo a passo para fazer o seu:

  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

Basicamente, existem dois tipos de plano operacional: o single-use e o ongoing.

O planejamento tático também é conhecido como: planejamento administrativo, planejamento funcional ou planejamento departamental. São planejamentos referentes as diversas áreas funcionais da organização, que estabelecem objetivos e metas para as unidades da organização.

Planejamento operacional, também conhecido como plano de trabalho, é um desdobramento do planejamento estratégico, que lida com o fluxo de trabalho diário. Ou seja, é ele o responsável por transformar metas e objetivos da estratégia em tarefas reduzidas e executáveis.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.