Quais são os cinco elementos da natureza?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

De acordo com essa filosofia, tudo na natureza é composto por 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter.

Para compreender o corpo é preciso antes saber que toda a matéria do Universo, viva ou não, é constituída por 5 elementos, conhecidos como “Pancha Mahabhutas” (cinco elementos básicos): Céu ou Éter, Ar, Fogo, Água e Terra.

Os 5 Elementos e os Órgãos do Corpo

  1. a Madeira é representada pelo fígado e vesícula biliar.
  2. o Fogo é representado pelo coração e intestino delgado.
  3. a Terra é representada pelo baço, pâncreas e estômago.
  4. o Metal é representado pelo pulmão e intestino grosso.
  5. a Água é representada pelos rins e bexiga.

Descoberta do quinto elemento
E eles descobriram algo que ninguém havia visto: Essa luz residual sofre uma "torção" conforme viaja pelo Universo. E esse giro nas ondas de luz - sua polarização - só pode ser explicado por um meio no qual as ondas viajam. E esse meio seria a quintessência, ou quinto elemento, ou éter.

Quintessência (quinta essência) é uma alusão à Aristóteles, que considerava que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar e fogo-, mais um quinto elemento, uma substância etérea que permeava tudo e impedia os corpos celestes de caírem sobre a Terra.

O Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas - PREA, criou o método Educação Ambiental Integrada - os Seis Elementos, o qual ressalta a interdependência entre os seis elementos naturais (ar, água, solo, flora e fauna incluindo o ser humano), fundamentais para a manutenção da vida no planeta.

Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.

Por exemplo, a terra estava no centro dos quatro elementos, em seguida vinha a água, acima vinha o ar e, por último, acima de todos, o fogo.

Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.

Hidrogênio

Hidrogênio, elemento químico fundamental no universo
É o elemento mais presente no universo, constituindo 75% da massa elementar de tudo o que existe, ele e é considerado o combustível mais importante para formar e manter as estrelas, inclusive o astro-rei, o Sol.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços).

A Terra é que considerado a mãe e a geradora do elemento Metal.

Pessoas com abundância do elemento fogo tendem a ser mais otimistas, idealistas, dinâmicas, ardentes, apaixonadas, entusiasmadas, diretas, espontâneas, ingênuas, expansivas, com mais inspiração, motivação, coragem de se impôr, de assumir riscos e enfrentar desafios.

  1. Signos do elemento fogo: Áries, Leão e Sagitário.
  2. Signos do elemento terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
  3. Signos do elemento ar: Gêmeos, Libra e Aquário.
  4. Signos do elemento água: Câncer, Escorpião e Peixes.

A força formada pelo glúon é a mais poderosa do Universo, quase infinitamente mais forte do que a gravidade que nos une ao chão. Responde pelo nome de força nuclear forte e mantém o núcleo do átomo coeso.

Concebido por Aristóteles (IV sec. a.C.) como uma espécie de matéria-prima sutil, o éter seria o “quinto elemento” que, além de estar na origem dos quatro elementos da natureza, teria gerado os imutáveis e perfeitos corpos celestes.

É um líquido de baixa viscosidade, incolor e muito inflamável. Em contacto com o ar auto-oxida-se, formando peróxidos que são muitíssimo explosivos, pelo que se recomenda que seja guardado em frascos de cor castanha ou topázio.

O ser humano está sendo tratado como sexto elemento porque, ao se referir a ele como fauna, o isenta da responsabilidade de reverter o processo da degradação ambiental e humana.

Na mitologia grega, ele era pensado como sendo a essência pura que os deuses respiravam, preenchendo o espaço onde viviam, análogo ao ar respirado por mortais.

Conheça o significado de fogo, terra, ar e água, os quatro elementos dos signos.

Conheça os 8 elementos químicos mais bizarros da tabela periódica:

  • Hidrogênio. ...
  • Hélio. ...
  • Mercúrio. ...
  • Irídio. ...
  • Tungstênio. ...
  • Carbono. ...
  • Urânio. ...
  • Ununóctio.