Quais são os cinco elementos da música?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Pois bem, elas são: timbre, intensidade, duração e altura.

Dentro de uma música, a harmonia é a combinação de sons para que eles sejam reproduzidos de forma agradável e harmônica entre eles, por isso o nome dado ao conceito. Além disso, a harmonia também é o estudo feito para obter a combinação dos sons, junto com intervalos existentes entre os sons.

Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre. Por meio de exemplos musicais esses conceitos serão aprendidos de forma fácil e lúdica.

Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música. É a sequência de sons que você vai cantar ou tocar.

Uma melodia, geralmente, é composta por apenas uma nota produzida de cada vez, ao passo que a harmonia consiste em um conjunto de várias notas tocadas simultaneamente.

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

Você sabe o que é a frequência sonora? Ela se refere à velocidade na qual as ondas de som se propagam no ar. Ela ocorre por meio de vibrações, as quais podem ser mais espaçadas ou mais intensas, formando o que conhecemos como ruídos agudos e graves.

A intensidade sonora está associada àquilo que nós comumente chamamos de volume. A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar.

SOM MUSICAL: É a vibração sonora regular,é produzido por um corpo sonoro musical. Por exemplo: Um instrumento musical, canto de um pássaro e a voz humana. SOM NÃO MUSICAL: É a vibração sonora irregular, isso não significa que esta errado ok. Ele é produzido por som de máquinas, turbinas de avião, por trovões e etc…

O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido ...

A melodia é uma sequência linear de notas que o ouvinte ouve como uma entidade única. A melodia de uma música é o primeiro plano para os elementos de apoio e é uma combinação de tom e ritmo.

No ramo da música, harmonia é um conjunto de notas que serve como base para a melodia (ou voz principal) da música. Ou seja, os acordes de uma música formam a harmonia. Como já comentamos nesse artigo, a harmonia é um dos 3 pilares fundamentais da música.

A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc. No entanto se você quer iniciar o estudo musical deve começar pelos três primeiros.

Os fundamentos básicos da teoria musical são:

  • Melodia.
  • Harmonia.
  • Ritmo.

Barros e Braga (1983), afirmam que os componentes da estrutura básica das atividades dos movimentos são: o tempo, o espaço e o ritmo. O ritmo é considerado como a ordenação do movimento e a alternação e proporção de valores de tempo entre as partes de um todo.

a música permite expressão emocional, fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, ela também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

Existem instrumentos específicos para melodia, também chamados "instrumentos melódicos". A gaita, o saxofone, a flauta - e instrumentos de sopro em geral - são exemplos de instrumentos melódicos. No campo da teoria musical, a melodia é a sequência de notas sem sair do tom e obedecendo a escala.

Harmonia é um conceito sobre concordância e boa disposição de objetos ou sons, tornando-os agradáveis aos olhos ou ouvidos. O conceito de harmonia é utilizado em várias áreas, especialmente nas artes e na arquitetura.