Quais são os cinco elementos da Educação Física?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.

Porem, na atualidade se aceita como sendo seu objeto de estudo três perspectivas: movimento humano; cultura corporal de movimento; cultura corporal.

A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.

Discóbolo de Mirón

O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física, tal escolha está documentada no texto abaixo: Art.

Apesar de o termo “educador físico” ser o mais usado para se referir a quem trabalha na área, ele não é correto. De acordo com a legislação brasileira, a nomenclatura correta é profissional de Educação Física.

A Educação Física estuda a fundo o funcionamento e movimentos do corpo humano, por isso expande, cada vez mais, sua atuação também para a área da reabilitação física. Dessa maneira, depois de formado o profissional pode trabalhar em clínicas e hospitais.

Hoje em dia, Educação Física é definida como um processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem estar.

Pilares da Educação

  1. Aprender a conhecer. É quando tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. ...
  2. Aprender a fazer. É ir além do conhecimento teórico e entrar no setor prático. ...
  3. Aprender a viver com os outros. ...
  4. Aprender a ser.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

A Educação Física, então, favoreceria a educação do corpo, tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível às doenças.

Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

A graduação em Educação Física é oferecida em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. O bacharelado habilita os diplomados para atuar nas áreas de desporto, lazer, saúde, recreação e gestão da Educação Física.

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.

Atividade física é qualquer movimento corporal que promove um gasto energético maior do que se o corpo estivesse em repouso. Já o exercício físico é uma atividade física mais planejada e estruturada de acordo com um objetivo.