Quais são os cinco eixos da Educação Infantil?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

Desta forma, a Educação Infantil possui dois eixos para a organização intencional das práticas pedagógicas: as interações e a brincadeira. Estes eixos estruturantes são apresentados no artigo 9º das DCNEIs (BRASIL, 2009), no qual propõe-se uma organização curricular que garanta a aprendizagem por meio de experiências.

Os 5 campos de experiências da BNCC: O que são e como aplicar?

  • O – O eu, o outro e o nós.
  • ET – Corpo, gestos e movimentos.
  • EF – Traços, sons, cores e formas.
  • TS – Escuta, fala pensamento e imaginação.
  • CG – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os eixos da Educação Infantil são as interações e as brincadeiras que devem ser estruturantes das práticas pedagógicas, referenciando assim as diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e os Parâmetros e Indicadores de Qualidade.

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
O quinto e último campo de experiência trata das questões que servem para entendimento básico da criança.

Os Eixos Norteadores são definições fundamentais para que um Professor possa ministrar as suas aulas. São o espírito norteador dos seus objetivos educacionais. São a razão filosófica pela qual saímos de casa para ensinar um conhecimento.

Os três pilares na Educação Infantil compreende cuidar, educar e brincar. O cuidar se refere ao oferecimento de um espaço seguro, em que os pais poderão confiar suas crianças, com profissionais competentes e capacitados.

E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

Dentro deles há os quatro eixos estruturantes, que têm o papel de integrar e integralizar os diferentes arranjos dos itinerários, envolvendo os estudantes em situações de aprendizagem que os permitam empreender projetos presentes e futuros; intervir na realidade; criar e produzir conhecimentos.

Quais habilidades podem ser desenvolvidas na educação infantil?

  • Desenvolvimento cognitivo.
  • Desenvolvimento social e emocional.
  • Desenvolvimento da fala e da língua.
  • Desenvolvimento de habilidades físicas e motoras.

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.

Dentre eles “O eu o outro e o nós”. Esse campo contempla o autoconhecimento, a construção de relações, a criação de vínculos sociais, o sentimento de pertencimento e de coletividade. Além da diversidade cultural e o respeito às diferentes formas de pensar e de agir do outro.

Resumo. Os eixos de desenvolvimento referem-se às grandes vias de circulação de pessoas, mercadorias, bens, serviços e informações, balizados por uma rede de centros urbanos, e que estimulam a localização das atividades industriais.

Por esse motivo, na BNCC organizam- se os objetivos de aprendizagem, considerando-se três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Em todo o curso do Ensino Fundamental (etapa mais longa da Educação Básica), o foco da aprendizagem das crianças e adolescentes continua sendo sobre as dez competências gerais da BNCC.

O Que é a BNCC? A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.