Quais são os cinco comportamentos?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

Os 5 fatores de personalidade

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

O “Big Five” é uma teoria da personalidade que identifica cinco fatores distintos como central para a personalidade: Abertura à Experiência, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo. O modelo de cinco fatores pode ser mais facilmente lembrado através da sigla em inglês: OCEAN.

Wilhelm Reich

Freud e os primeiros psicólogos descobriram que existe um processo de desenvolvimento infantil. Um desses psicólogos foi Wilhelm Reich, que criou a teoria dos 5 tipos de caráter de reichiano.

Consideramos quatro principais funções do comportamento: estimulação sensorial, fuga, acesso à atenção e acesso aos tangíveis.

Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Analista;
  • Planejador.

Confira cada um deles:

  • Despreocupado. São pessoas que têm especial prazer na fluidez dos acontecimentos da vida e na possibilidade que ela pode trazer. ...
  • Camaleão. É aquele que aceita as coisas como elas são, adapta-se ao mundo em vez de fazer sua vontade vencer. ...
  • Construtor. ...
  • Sonhador. ...
  • Planejador.

Muitos psicólogos contemporâneos acreditam que existem cinco dimensões básicas de personalidade, muitas vezes referidas como os "Cinco Grandes" traços de personalidade. Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

Quando o assunto são animais da África, muitos se lembram do “Big Five” ou “Cinco Grandes”, em português. Referente aos mamíferos leão, leopardo, búfalo-africano, rinoceronte-negro e elefante-africano, o termo foi cunhado originalmente como uma espécie de desafio de caça.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

De acordo com o indicador, existem 16 tipos de personalidade.

O Big Five
Levando fatores independentes em consideração, ele é um teste de avaliação comportamental que permite analisar os indivíduos de acordo com cinco fatores: abertura ao novo, capacidade de autocontrole, habilidade em interação com pessoas, demonstração de empatia e instabilidade emocional.

A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela auto-estima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, que representa também um traço da personalidade, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental. Veja também: Qualidades de uma pessoa e caráter de uma pessoa.

Cientistas concluíram que as personalidades geralmente se dividem em invejosos, pessimistas, confiantes e otimistas.

Segundo estudiosos do teste MBTI, as personalidades mais comuns são Defensor (ISFJ) e Logístico (ISTJ). Ambas presentes em cerca de 13% da população. Já a personalidade mais rara é o Advogado (INFJ), encontrado em menos de 2% da população mundial. Em seguida está o Arquiteto (INTJ), presente em apenas 2% da população.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.

O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento, da retidão de suas ações e pela honestidade em suas relações. O comportamento de uma pessoa, seu modo de agir conforme os valores sociais e humanos, é a representação do caráter.

bom-caráter
1. Indivíduo de boa formação moral, de boa índole: há sempre boas intenções nas atitudes de um bom-caráter.

O conjunto de valores do indivíduo, de forma hierarquizada, configura o seu sistema de valores e é identificado pela importância que atribuímos a valores como liberdade, honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, respeito e obediência.