Quais são os CIDS de deficiência intelectual?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

F70: Retardo Mental Leve (QI de 50 a 69) F71: Retardo Mental Moderado (35 a 49) F72: Retardo Mental Grave (20 e 40) F73: Retardo Mental Profundo (abaixo de 20).

Sim, o CID-10 F70 (retardo mental leve) pode dar direito ao BPC-LOAS ou aposentadoria, desde que o portador da condição atenda aos requisitos estabelecidos pelo INSS.

A deficiência intelectual (chamada antigamente de retardo mental) é considerada um transtorno do desenvolvimento. Isso significa que o desenvolvimento da inteligência não foi completo. Para isso, existem vários motivos, como alterações genéticas, malformações e problemas durante a gravidez e parto.

A Deficiência Intelectual caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas e tem início antes dos 18 anos de idade.

Como é feito o diagnóstico de deficiência intelectual
O diagnóstico é feito por uma avaliação neurológica, além de relato da escola e avaliação com psicoterapeutas para melhor quantificação do grau de inteligência (através de escalas específicas).

Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

O retardo mental, denominado mais recentemente como deficiência intelectual (DI), é um transtorno neurológico comum na infância e adolescência. Os déficits encontrados envolvem a cognição e o comportamento adaptativo, com início antes dos 18 anos.

Principais características da Deficiência Intelectual
A criança com deficiência intelectual demora mais para se alfabetizar e para aprender os conteúdos da escola. Além disso, podem ter dificuldade de interação social por não conseguirem acompanhar conversas e jogos com crianças da sua idade.

O autismo, por outro lado, é definido principalmente por dificuldades sociais, problemas de comunicação e comportamentos repetitivos. No entanto, a deficiência intelectual vem com um conjunto de atrasos no desenvolvimento que podem incluir dificuldades sociais e que podem confundir os médicos.

Como a Deficiência Intelectual é classificada
Retardo mental leve (Qi entre 50-69) Retardo mental moderado (Qi entre 35-49) Retardo mental grave (Qi entre 20-40) Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)

Muitos adultos serão capazes de trabalhar e de manter relacionamento social satisfatório e de contribuir para a sociedade.” Esta CID inclui: Atraso mental leve. Debilidade mental.

É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.

Essa modalidade de aposentadoria não requer nenhuma idade mínima, ou seja, basta ter o tempo de contribuição necessário e cumprir a carência que já é possível solicitar o benefício. Aqui a carência também é de 180 meses exclusivamente contribuídos como pessoa com deficiência.

As pessoas com deficiência intelectual e múltipla podem receber os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? A resposta é sim.

Qual CID que dá direito ao LOAS/BPC? Não há uma lista definitiva de doenças ou CID que dá direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Por isso, é necessário que o cidadão realize perícia médica para comprovação da sua condição e possua renda máxima familiar por pessoa de ¼ do salário mínimo.

A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, bem como a condições justas e favoráveis de trabalho, incluindo igual remuneração por trabalho de igual valor, participação e acesso a cursos, ...

Tipos de deficiência intelectual

  • Síndrome do X frágil. A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. ...
  • Síndrome de Down. ...
  • Atraso no desenvolvimento. ...
  • Síndrome do álcool fetal. ...
  • Causas ambientais e outras.

Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.

Estudos mostram que pessoas com deficiência intelectual tendem a ter cérebros menores do que pessoas sem deficiência. Esse tamanho reduzido pode afetar a maneira como as áreas do cérebro se conectam entre si, o que pode ter implicações na memória, na percepção e em outras funções cognitivas.

O processo de avaliação pode incluir visitas a especialistas, como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologista, fisioterapeuta, entre outros. Para fechar um diagnóstico de DI, o médico precisa considerar os resultados dos testes, das entrevistas e das observações da criança.