Quais são os chás alcalinos?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Além de ser benéfico para saúde, o chá alcalino possui propriedade naturail para conquistar vantagens com fins estéticos. Uma vez que são digeridos e assimilados, a grande maioria tem um efeito alcalinizante que eleva o pH do corpo.

Segundo o endocrinologista, vale apostar principalmente no feijão branco, alface, brócolis, cebola, tomate, beterraba, rabanete, soja, couve, abacate e lentilha. "É importante lembrar que na dieta alcalina você deve reduzir o consumo de café, doces, bebidas alcóolicas, condimentos do tipo mostarda, ketchup e vinagre.

O limão é considerado “alcalinizante” devido ao resíduo orgânico alcalino que ele deixa no corpo após sua digestão. O limão pode ser um facilitador na perda de peso, apenas pelo fato de ter compostos que ajudam o organismo a reduzir inflamação, mas o fruto não apresenta efeito termogênico.

Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.

A acidez ou alcalinidade de qualquer solução, inclusive do sangue, é indicada pela escala de pH. A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45.

É possível fazer água alcalina de forma caseira, no entanto é importante ter atenção às proporções para evitar que a água seja excessivamente alcalina, possuindo efeitos negativos no organismo. Para preparar a água alcalina basta misturar uma colher de café de bicarbonato de sódio em cada litro de água.

14 a 2

Os resultados mostram que as variedades de limão apresentam características ácidas diferentes, com pH variando de 2,14 a 2,83 no suco concentrado, que se matem mesmo depois de diluições, mas que se concentram na faixa de pH entre 2,0 e 2,5 na maioria das amostras.

Quais os alimentos ácidos que devem ser evitados?

  • Alimentos embutidos (bacon, linguiça, salame, etc.)
  • Cerveja.
  • Refrigerante.
  • Farinha branca.
  • Pão branco.
  • Vinagre.
  • Açúcar branco. De acordo com a nutricionista Lívia Nogueira, esses alimentos devem ser evitados e, se consumidos, que seja com moderação.

As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. As pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.

Para uma alimentação alcalina o indicado é aumentar o consumo de frutas, legumes e grãos, por exemplo:

  1. abacate;
  2. tomate;
  3. beterraba;
  4. couve;
  5. feijão branco;
  6. lentilha;
  7. grão-de-bico;
  8. soja.

Os alimentos alcalinizantes são vegetais frescos: brócolis, espinafre, couve-flor, pepino, cenoura, batata, dentre outros. Frutas: limão, abacate, mamão, maçã, melão, melancia, laranja, uva. Especiarias: cúrcuma, canela, gengibre, manjericão, hortelã, entre outros.

O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).

Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).

Quando há uma queda nesse nível e o sangue fica com o ph mais ácido, o nosso corpo reage e as consequências são cansaço, dores de cabeça, problemas digestivo, desmineralização das unhas e do cabelo, entre outros.

Soluções para problemas de acidez

  • Antiácidos2. Estes atuam neutralizando o ácido do estômago (ácido gástrico) e tendem a oferecer alívio muito rapidamente2.
  • Antagonistas do receptor H2. Estes são elaborados para reduzir a quantidade de ácido gástrico que você produz. ...
  • Inibidores da bomba de prótons (IBPs)

Tomar suco de limão com bicarbonato pode fazer parte de uma dieta alcalina, assim como beber água alcalina. No entanto, essa mistura não é indicada para todas as pessoas e deve ser consumida com cuidado. Como já observamos, limão e bicarbonato tem ação alcalina no organismo.

Caso você beba água alcalina frequentemente estará aumentando a alcalinidade do seu estômago, o que irá neutralizar a acidez e comprometer a habilidade de digerir os alimentos, isto consequentemente acarreta doenças como úlceras e outras.