Quais são os casos especiais em que não ocorre o uso da crase?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita . Observe: Dirijo-me à senhora com todo respeito.

Eu obedeço à professora.
Termo regido: a professora. Assim, a crase é a fusão da preposição “a” e do artigo definido feminino, singular ou plural (“a” ou “as”), daí se tem crase no singular ou crase no plural.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8.

No período “Demos cestas básicas a famílias carentes” não haverá crase, embora o verbo dar peça preposição “a” e a palavra famílias seja feminina. Isso acontece porque, estando o “A” no singular, não ocorre artigo feminino. Portanto, a dica: “a” no singular e termo ao qual ele se refere no plural, sem crase.

Não há crase antes de pronomes de tratamento.

O verbo agradecer é um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, quando o agradecimento se refere a alguma coisa. Não havendo preposição, não ocorre crase, estando apenas presente o artigo definido feminino a.

Sim, você deve colocar a crase; e a colocaria mesmo que não houvesse o adjetivo, pelo fato de usarmos o artigo diante dos substantivos abstratos (V. Não Tropece na Língua nº 233 - SUBSTANTIVOS CONCRETOS E ABSTRATOS). Portanto: direito à liberdade, à saúde, à educação, à privacidade sexual etc.

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Após preposições (Ex: Vou para a loja agora); Antes de artigo (Ex: Vou a uma festa hoje); Antes de masculino (Ex: Andou a cavalo na fazenda); Antes de verbo (Ex: Ficou a ver navios na conversa);

– Nada foi igual às suas atitudes. Nessa frase o acento indicador de crase é obrigatório, pois há tanto a preposição a quanto o artigo as: a +as suas atitudes.