Quais são os cardeais do Brasil?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

No total, o Brasil passa a ter oito cardeais na instituição, sendo seis eleitores de um novo pontífice.
...
QUEM SÃO OS CARDEAIS BRASILEIROS*

  • Dom Geraldo Majella Agnelo, 88. ...
  • Dom Odilo Scherer, 72. ...
  • Dom Raymundo Damasceno Assis, 85. ...
  • Dom João Braz de Aviz, 75. ...
  • Dom Orani João Tempesta, 72.

Os dois cardeais brasileiros são Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, o primeiro cardeal da Amazônia; e Dom Paulo César Costa, arcebispo metropolitano de Brasília, que esteve próximo do papa na organização da Jornada Mundial da Juventude.

20 novos cardeais, convocados pelo Papa Francisco, tomaram posse do cargo neste sábado (27) durante evento na Basílica de São Pedro. Entre os 20 novos membros do alto colegiado estão dois brasileiros. São eles: Dom Leonardo Steiner, arcebispo da Amazônia, e Dom Paulo Cezar Costa, da arquidiocese de Brasília.

Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti

Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, de Pernambuco, nomeado pelo papa Pio X em 1905, foi o primeiro sacerdote a ser elevado a cardeal na América Latina.

Acredita-se que os cardeais que trabalham no Vaticano recebem salários de cerca de 4 mil a 5 mil euros por mês, muitos deles moram em grandes apartamentos com aluguéis bem abaixo do mercado.

Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano. Bispo: a Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões. A diocese é uma unidade geográfica que compõe várias paróquias.

QUEM SÃO OS CARDEAIS BRASILEIROS*

  • Dom Geraldo Majella Agnelo, 88. Arcebispo emérito de Salvador // Nomeado em 2001// Não eleitor.
  • Dom Odilo Scherer, 72. ...
  • Dom Raymundo Damasceno Assis, 85. ...
  • Dom João Braz de Aviz, 75. ...
  • Dom Orani João Tempesta, 72. ...
  • Dom Sérgio da Rocha, 62. ...
  • Dom Leonardo Steiner, 71. ...
  • Dom Paulo Cezar Costa, 55.

O arcebispo é um bispo com maiores poderes e atribuições na estrutura administrativa. Entre os bispos e arcebispos, o papa escolhe os seus cardeais. Na hierarquia da Igreja Católica, o cardeal só está abaixo do papa. Os cardeais compõem o conclave que elege o líder máximo da igreja, após a morte do antecessor.

Ao final de seu oitavo consistório, quase um para cada ano de papado, já que em março de 2023 completará 10 anos à frente da Igreja, Francisco será responsável pela designação de 83 cardeais do total atual de 132 eleitores, quase dois terços do grupo.

Desde 10 de fevereiro de 2012, Dom Giovanni D'Aniello é o Núncio Apostólico do Brasil. Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI e assumiu o cargo, sucedendo dom Lorenzo Baldisseri, que ocupou a função por dez anos.

Não é necessário ser bispo para ser nomeado cardeal – por isso, a Constituição Católica determina que se o cardeal eleito como o novo papa ainda não for bispo, receba a ordenação logo após aceitar o cargo, para que possa assumir como Bispo de Roma. Os cardeais são a mais alta hierarquia na Igreja depois do Papa.

Um cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica, que assiste o Papa em diversas competências. Os cardeais, agrupados no Colégio dos Cardeais, são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária. Eles são considerados, na diplomacia, como “príncipes da Igreja”.

Uma vez que o direito canónico estipula que os cardeais devem ser clérigos, atualmente todos são homens, embora já se tenha especulado sobre a possibilidade de se nomear leigos e mulheres. A esmagadora maioria dos cardeais são bispos e os que não são devem ser ordenados bispos logo que possível.

Para que seja consagrado, deve ter, no mínimo, 35 anos de idade e ter servido como padre durante pelo menos cinco anos.

São chamados de cardeais por serem as principais indicações de direção. A palavra em português cardeal vem do latim cardinalis que significa principal ou essencial.