Quais são os carboidratos para ganhar massa muscular?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

Para atingir a hipertrofia, além da prática constante de exercícios físicos, ter uma alimentação saudável focada em proteínas é essencial. Mas se engana quem acredita que os carboidratos devem ser cortados. O macarrão, por exemplo, é uma ótima forma de ganhar massa muscular.

Banana

Banana melhora a contração muscular e treinar melhor.
Com um sabor doce, que combina com diversos outros ingredientes saudáveis — aveia, canela, mel e outros — a banana é uma boa fruta para ganhar massa muscular.

Treino - o que comer antes e depois
Se o espaço for mais longo, de 2 a 3 horas: pode optar por refeições maiores e mais completas, compostas por alimentos ricos em carboidratos, como batata-doce, aipim, inhame, arroz, macarrão, acompanhados de alimentos ricos em proteínas (carnes, peixes, ovo), vegetais e legumes.

Mas qual é melhor para ganhar massa magra, a clara ou gema do ovo? Para Amanda, tanto a clara quanto a gema do ovo são essenciais para ganhar músculos. “Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece.

1. Iogurte com fruta e aveia. A mistura de iogurte com 1 fruta e 1 ou 2 colheres de sopa de aveia fornece uma boa quantidade de carboidrato e de proteínas para manter a energia antes do treino. O iogurte natural, por exemplo, tem 7 g de proteína em cada unidade, a mesma quantidade encontrada em 1 ovo.

vitamina D

A vitamina D ajuda no ganho de massa muscular e peso por diversos motivos. Dentre eles, podemos citar as suas funções metabólicas, as quais são importantes para a regulação dos sistemas cardiovascular, musculoesquelético e imunológico. Além disso, ela exerce papel importante na síntese de hormônios.

Os carboidratos complexos são a melhor opção, pois liberam de forma lenta a glicose no sangue, precisando assim, de menos produção de insulina. Entre os exemplos destes alimentos estão: cereais integrais, aveia, linhaça e outros.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Arroz integral cozido – 4 colheres de sopa cheias (100g); Feijão preto cozido – 2 colheres de servir cheias (70g); Couve manteiga refogada – 2 colheres de servir rasas (60g).

De acordo com nutricionistas, o ideal é comer duas bananas por dia para favorecer o ganho de massa muscular. Neste caso, a dica é consumir uma antes do treino e outra depois da musculação.

“Priorizar sempre legumes verdes-escuros como: couve, vagem, brócolis, espinafre. Estes possuem um alto teor de ferro e vitaminas do complexo b, que fazem parte do metabolismo de indução de aumento de massa muscular”, destaca.

Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo). Fonte de proteína, o iogurte é uma boa opção de lanche pós-treino. O ideal é consumi-lo imediatamente após a aula ou até no máximo 30 minutos depois.

goiaba

A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. Isso porque com uma xícara — o que equivale a 200 g ou a uma porção — é possível obter, em média, 4,2 g de proteínas. Além disso, é uma ótima fonte de fibra, vitamina C, potássio e antioxidantes para o organismo.

O aporte de proteína a cada três horas é uma das estratégias para ajudar indivíduos que queiram ganhar massa muscular.

2. Quantas refeições devemos fazer por dia para ganhar massa muscular? Faça ao menos 5 refeições por dia. Entre as 3 principais refeições, faça lanches e intensifique o consumo de proteínas e carboidratos.