Quais são os caboclos da cura?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.

Dentre os registros linguísticos mais notórios dos caboclos está o “sotaque”, categoria nativa que nomeia uma situação de desafio em forma de bravata que estabelece um diálogo, uma alternância entre (en)cantadores.

Os caboclos da umbanda são espíritos de muitas virtudes espirituais, tais como a determinação, a lealdade e a honestidade, mas que necessitam desenvolver a caridade e o amor ao próximo. Daí a sua participação nas sessões de umbanda, onde procuram auxiliar as pessoas em dificuldades e desse modo evoluir espiritualmente.

Geralmente, nos festejos, caboclos de uma mesma família, ou que possuem afinidade entre si, cantam e dançam juntos. O povo do mar, povo da mata, boiadeiros, turcos, são algumas dessas famílias de encantados.

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Contudo, a quantificação do número de pessoas consideradas caboclas no Brasil é tarefa difícil, pois, segundo os métodos usados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em seus recenseamentos, os caboclos entram na contagem dos 44,2% de pessoas consideradas pardas no Brasil, grupo que também inclui mulatos, ...

“O Caboclo Ogum das Matas, também conhecido por Senhor das Matas, é uma grandiosa entidade da Umbanda. É um Caboclo que vem originalmente na linha do Orixá Oxóssi, o grande caçador.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

A morada dos caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas, sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, de milho, do vinho tinto (para eles representa o sangue de Cristo), gostam de tomar sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel.

Assim, os caboclos na Umbanda, utilizam assobios e brados para equalizar a frequência energética da casa e limpar as energias estagnadas dos filhos de santo e da assistência. São ótimos para encaminhar obsessores com sua leveza e luz.

De acordo com a tradição oral, Exu morava originalmente em canaviais, e o vento que passava assobiando entre as plantas era Exu se movimentando. Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia.

Na linha dos Caboclos de Oxóssi estão as seguintes divindades (Caboclos e caboclas): Aimoré, Pena Branca, Cabocla Jurema, Sete Flechas, Sete Encruzilhadas, Urubatã, Cabocla Jacira, Sete Estrelas da Jurema, Junco Verde, Japiassu, Boiadeiro, Pena Dourada, Rei da Mata e outros.

2- Okê Arô é a saudação de Oxóssi. Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada".

Geralmente é a cor que vibra a energia do Orixá que a gente está invocando. Então, se você quer fazer uma firmeza para Caboclo, você acende uma vela verde, que vai vibrar no Plano Astral a energia de Oxóssi. Se você quer fazer uma firmeza para Exú, você vai acender uma vela preta.

Para cada Orixá e Linha de Umbanda, fazemos uma saudação verbal específica, saudando a entidade, demonstrando assim nosso respeito. Entretanto não se preocupe em lembrar de tudo, pois à todos os Orixás ou entidades, que trabalham na Umbanda, basta dizer Saravá! (salve) ou na Quimbanda, Sarabumba!

É o universo encantado dos Senhores Mestres, que ora são malandros, ora são cangaceiros, boiadeiros, marinheiros entre tantos outros 'disfarces', como o próprio Exu, orixá dos caminhos e da dualidade bastante efêmera.

Dentre os muitos Caboclos que foram avisados: Caboclo 7 Estrelas da Jurema, Caboclo Pena Branca, Caboclo Urubatão, Caboclo Jari, Caboclo Janari, e Caboclo Rompe Mato. Os Caboclos então, se posicionaram na imensa floresta à espera do desconhecido.