Quais são os caboclos da linha de Oxóssi?

Perguntado por: ebarros6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Na linha dos Caboclos de Oxóssi estão as seguintes divindades (Caboclos e caboclas): Aimoré, Pena Branca, Cabocla Jurema, Sete Flechas, Sete Encruzilhadas, Urubatã, Cabocla Jacira, Sete Estrelas da Jurema, Junco Verde, Japiassu, Boiadeiro, Pena Dourada, Rei da Mata e outros.

Embora sejam regidos pelo orixá Oxóssi, rei das matas, há caboclos de todas as linhas de orixá: Ogum, Oxum, Iemanjá, Xangô, Oxóssi, Obaluaiê, Nanã, Iansã e Oxalá.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú .

Seus números para sorte: 2, 3, 7 e 21. Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

No Candomblé, Oxóssi dança rapidamente, como se estivesse caçando, e segura arco e flecha (ofá) feitos de aço. Carrega capanga (uma bolsa de couro onde guarda a caça) e cabacinhas para guardar água e pólvora para sua espingarda. Usa braceletes e pulseiras largas.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Na África antiga, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, responsável por trazer o sustento para a tribo. Hoje em dia, ele protege todos os que saem de casa diariamente para o trabalho, pois é deste esforço que vem o sustento das famílias.

OXÓSSI - 21/4 a 20/5
Combina com os filhos de: Oxum, Iansã, Iemanjá e Oxalá.

Luciana Brandão

Luciana Brandão, mais conhecida como Mãe Lu, zeladora da Casa de Umbanda Oxossi Ibo Caçador, é uma figura importante em todo esse movimento de popularização da Umbanda no Rio de Janeiro por meio de ações sociais e atos religiosos em locais públicos.

Foi quando Zélio acabaria incorporando uma entidade, o chamado "Caboclo das Sete Encruzilhadas", em defesa dos pretos-velhos e dos caboclos.

Dentre os registros linguísticos mais notórios dos caboclos está o “sotaque”, categoria nativa que nomeia uma situação de desafio em forma de bravata que estabelece um diálogo, uma alternância entre (en)cantadores.

pedindo abertura de caminhos e para manter a casa bem abastecida”: melancia, milho, bananas, mamão, uva verde, maçã e açúcar.

Oxóssi ou Oxosse, também conhecido como Odé, é o Rei das Matas. Guardião dos mistérios da floresta, Oxosse é caçador por excelência e possui grande poder de cura, já que domina o conhecimento sobre as ervas.

Abacateiro, Abre Caminho, Alecrim do Norte, Alecrim Comum, Alfavaca, Aquileia, Arnica do Mato, Chá Verde, Café Folha, Cana do Brejo, Capim Cidreira, Carqueja Amarga, Cipó Caboclo, Cipó Cravo, Cipó são João, Confrey, Hortelã, Ipê Roxo, Jurubeba Mista, Folha de Manga, Louro, Manjericão, Samambaia, Sene.

Que Oxóssi me traga a fartura e abençoe meu caminho. Peço a sua bênção, meu Pai Oxóssi, guia meus passos e me proteja.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

OxóssiOke Arô -“Salve o grande Caçador!” Oxóssi é um orixá que representa o conhecimento e as florestas. Exímio caçador, jovem e robusto guerreiro, vive nas matas e sempre com seu arco e flecha.