Quais são os brinquedos de origem indígena?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

- arco e flecha: composto por um arco de madeira amarrado com tiras de cipó que, quando esticado, projeta a flecha para frente; - peteca: há vários modelos que variam de acordo com cada etnia indígena.

Objetos Indígenas e Seus Significados

  • Máscaras. As máscaras indígenas são comumente usadas em rituais e festividades. ...
  • Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros. ...
  • Cestos. Os cestos são confeccionados por mulheres indígenas.

Entre os principais objetos indígenas temos: cuias, cestos, cabaças, redes, remos, flechas, bancos, máscaras, esculturas, mantos e cocares. Esses objetos são utilizados como moeda de troca ou são comercializados para o homem branco com a finalidade de geração de renda.

Ainda hoje muitas pessoas aguardam o tempo das colheitas para elaborar seus brinquedos. Com as palhas do milho trançam diferentes amarras e laços e criam petecas de vários formatos. Conheça alguns exemplos de petecas feitas pelos povos indígenas. Tobdaé, peteca xavante.

Arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida com tora, corrida de resistência (10km), corrida de velocidade (100m), futebol, lutas corporais, natação e canoagem, além de esportes e jogos tradicionais específicos de cada etnia (demonstrativos).

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

Além de uma referência cultural nas aldeias indígenas, as Bonecas Karajá representam, muitas vezes, a única fonte de renda das famílias.

Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como, por exemplo: o hábito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o hábito da pesca e caça, alimentação à base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas ...

Os brinquedos tradicionais são objetos que envolvem (ou não) uma brincadeira popular, por exemplo: Bolas de gude - bolinhas de vidro coloridas utilizadas em jogos de grupos, onde uma bola é lançada acima da outra (do concorrente).

Como já foi dito, os brinquedos feitos para meninos possuíam outras características, eram feitos em madeira, metal, vidro, concebidos para brincadeiras de movimento e competição como bolinhas de gude, piões, pipas, arcos de girar.

Bilboquê, também conhecido em certas partes do Brasil como Biloquê, é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, que é presa por uma corda a uma espécie de suporte. Através do movimento das mãos, essa bola deve ser encaixada no suporte.

O Jogo da onça ou adugo (onça, na língua dos Bororo) é um jogo de origem indígena brasileiro. Um dos povos indígenas são os bororo. O povo Bororo com autodenominaçao "Boe" jogou este jogo no passado, antes mesmo da colonização portuguesa, antes do contato com não indígenas.

Muiraquitã é o nome que os índios davam a pequenos objetos (geralmente representando rãs ou sapos), trabalhados em pedra de cor verde.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

Os povos do Xingu utilizam o pau-ferro, o aratazeiro, o pau d'arco e o ipê amarelo. Os índios do alto Amazonas usam muito a pupunha, e as tribos da língua tupi são as únicas que, às vezes, utilizam a madeira das palmeiras.

A peteca também faz parte do vocabulário dos povos indígenas Bororos como paopaó; entre os Parintins é conhecida como jitahy´gi; os Guaranis jogam a mangá; os povos Xavantes a nomeiam de Tobda´é e os Kaingangs a chamam de ñaña ou ñagna.

Tradicionalmente é confeccionada com palha seca de milho e penas naturais de aves. Nos últimos tempos vem sendo substituída por penas sintéticas, borracha, couro, tecidos; o que importa é que não deixe de existir. Em sua infância, a artesã fazia peteca com palha de milho e pena de galinha de angola ou galo índio.

corrida de tora

A corrida de tora é a maior atração nos eventos esportivos indígenas.

“Os indígenas nos deixaram vários exemplos de atividades lúdicas e esportivas, como o pião, o bilboquê e a peteca. Os estudantes não precisam ficar só no jogo de xadrez, que tem origem indiana”, afirma o professor.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.