Quais são os bichos que se alimentam de cadáver humano?

Perguntado por: imoreira5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Os exemplos mais comuns incluem os urubus, os abutres, as hienas e várias espécies de escaravelhos e moscas. Palavra-chaves: detritívoros, necrófagos, restos orgânicos.

Esse processo é praticado para que secreções e sangue não sejam liberados durante o velório.

Quando morto o corpo, as bactérias do intestino humano digerem as proteínas e excretam gases diversos com um odor forte e desagradável. Geralmente, depois de 12h a 24h, a temperatura ambiente começa o processo.

Acontece que os urubus não têm habilidade para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa. Assim, só lhes resta a carcaça de animais mortos.

6 animais selvagens que se relacionam bem com humanos

  1. Chimpanzé (Fonte: Getty Images) ...
  2. Elefantes. (Fonte: Thirawatana Phaisalratana/Getty Images) ...
  3. Capivara. (Fonte: Hakase_/Getty Images) ...
  4. Panda. (Fonte: China Photos/Getty Images) ...
  5. Golfinhos. (Fonte: DNF-Style/Getty Images) ...
  6. Alpacas. (Fonte: franckreporter/Getty Images)

Segundo ele, pesquisas mostram que o Tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elasHanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.

Sem essa preparação, dificilmente seria possível velar nossos falecidos, porque haveria um risco maior de contaminação das pessoas ao redor, além de que seria preciso lidar com os odores desagradáveis e também a aparência do falecido após horas da morte.

Isso porque o falecido entra em processo de decomposição e, a partir daí, as quantidade de bactérias aumentam muito, podendo causar infecções graves. Se uma pessoa tiver o sistema imunológico debilitado, o cuidado deve ser maior ainda e a melhor coisa a fazer é evitar o contato direto com o falecido.

É causado principalmente devido às atividades das bactérias do intestino que digerem as proteínas e excretam gases (como metano, cadaverina e putrescina) com um forte odor desagradável. Os gases se acumulam na cavidade abdominal produzindo um aspecto esverdeado e inchaço do corpo em decomposição.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) permite que familiares possam ver a pessoa falecida sem tocar ou beijar o corpo e escolher entre enterro e cremação do cadáver.

Quando o caixão é aberto, depois de muito tempo, está tudo misturado no meio do barro: a madeira, as roupas, os ossos. A gente cata os ossos que sobraram e coloca dentro de um saco, mostra pra família e, depois, enterra de novo. O saco fica em cima do caixão do defunto novo.

As primeiras a avançarem na carne são as da flora intestinal e da mucosa respiratória, que já vivem no organismo. Para continuarem vivas, essas bactérias invadem os tecidos e os devoram. Depois disso, as bactérias do ambiente deixam o cadáver irreconhecível.

Urubu-de-cabeça-vermelha
Já sentiu ânsia de vômito frente a uma situação impossível? O urubu-de-cabeça-vermelha te entenderia, colega, e ainda te ensinaria uma forma de usar isso ao seu favor. Ao serem ameaçados por predadores, essas aves provocam o próprio vômito, botando para fora pedaços de carne semi-digeridas.

Para manter uma dieta baseada na ingestão de animais mortos, os abutres contam com um pH extremamente baixo no seu trato digestório. O pH baixo ajuda a matar micro-organismos patogênicos, evitando que os abutres fiquem doentes.

INFORMAÇÕES E DADOS IMPORTANTES: -Os urubus alimentam-se, principalmente, de carne de animais mortos. Porém, quando não encontram carniça (carne de animal morto), costumam caçar pequenos roedores, sapos e lagartos. - As fêmeas costumam construir os ninhos no chão ou em arbustos secos e espinhosos.

Conheça 8 animais que são fiéis aos seus parceiros

  • Arara-vermelha. Os casais de araras-vermelhas-pequenas, também chamadas de araracangas, podem passar a vida toda juntos. ...
  • Castor-europeu. ...
  • Pinguim-imperador. ...
  • Cisne. ...
  • Gibão. ...
  • Lobo. ...
  • Coruja. ...
  • Águia-careca.