Quais são os bens intangíveis?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros. Os bens intangíveis de uma empresa ou Órgão Governamental agregam valor ao seu patrimônio.

Os ativos intangíveis são todos os elementos não substanciais que estão diretamente vinculados ao potencial de geração de riqueza em uma organização. Em outras palavras, são todos os bens incorpóreos: não podem ser tocados, mas possuem valor econômico e, por esse motivo, necessitam de substância física.

O QUE SÃO BENS INTANGÍVEIS? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.

Podemos utilizar como exemplos de ativos intangíveis as licenças, os direitos autorais, nome de uma marca, softwares de computador, carteira de clientes, dentre outros itens que possuem valor, mas não podem ser tocados fisicamente.

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software.

Produtos intangíveis, diferentemente dos tangíveis, não podem ser tocados, sentidos, cheirados, nem vistos. Muita gente fala que vender serviços intangíveis é mais difícil que vender produtos tangíveis. No caso de um automóvel, por exemplo, ele poderá ser visto, tocado e até mesmo testado antes da compra.

Resposta C - marcas que são bens intangíveis da empresa. Explicação: Já respondi e estava correto.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

Entre os bens tangíveis podemos elencar os seguintes: máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, instalações etc. E, entre os bens intangíveis, podemos citar: softwares, direitos autorais, marcas comerciais etc.

O produto tangível é fabricado e pode existir por um período de tempo bastante longo até ser vendido. O produto intangível, por sua vez, espera que o consumidor tome posse. Portanto, é manufaturado e consumido simultaneamente.

Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.

Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.

Como contabilizar ativo intangível
Se o item não for reconhecido como ativo intangível segundo os critérios do CPC 04, ele entra como despesa no balanço patrimonial. Se for reconhecido como ativo intangível, ele entra para um grupo chamado de “ativo não-circulante”.

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software. Ele está registrado no grupo do “ativo não circulante”, dentro do ativo.

Os ativos intangíveis são bens incorpóreos. Diferentemente do ativo imobilizado, eles não são capazes de serem vistos ou tocados, não têm existência física. Eles são destinados à manutenção das atividades de uma empresa ou exercidos com essa finalidade.

Tipos de produtos
produtos industriais - usados na produção de outros bens. bens de conveniência - adquiridos frequentemente e com um esforço mínimo. bens de impulso - compra por estímulo sensorial imediato. bens de emergência - bens necessários imediatamente.

Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:

  1. for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e.
  2. o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

Confiança

Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa.