Quais são os benefícios dos jogos de realidade virtual?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

A realidade virtual permite que o usuário fique imerso em uma história, podendo interagir com o ambiente simulado, sem nenhum risco à sua integridade física ou mental. Dessa forma, não é à toa que ela vem sendo aplicada em diversos setores, inclusive na medicina para simular procedimentos cirúrgicos.

Seu maior objetivo é projetar no meio digital elementos do mundo físico, em tempo real. Para isso, utiliza-se técnicas e ferramentas tecnológicas para aumentar a sensação de realidade para o indivíduo. Em suma, a RV consiste em uma simulação do mundo real em uma plataforma informatizada.

Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário. Atualmente, a realidade virtual tem como base displays estereoscópicos, como óculos e headsets.

Entre os principais headsets de realidade virtual estão:

  • PlayStation VR;
  • HTC Vive;
  • Os óculos da marca Oculus (modelos Go, Quest, Quest 2, Rift);
  • Valve Index;
  • Samsung Gear VR;
  • Google Daydream View.

Como dissemos, a realidade virtual tem sido muito usada para ajudar pessoas com deficiência ou condições crônicas a ter novas experiências. Pessoas paralisadas, por exemplo, já conseguem reaprender a andar e estimular novamente áreas do cérebro as quais não conseguiam acessar de outra forma.

Realidade virtual é, como o nome já indica, um ambiente virtual no qual o usuário pode se inserir como se estivesse mesmo ali, mas tudo não passa de um sistema computacional. A tecnologia induz efeitos visuais e sonoros, permitindo total imersão no ambiente simulado virtualmente.

A grande maioria dos jogos virtuais ativos disponíveis no mercado promove a prática de atividade física com gasto calórico, mas não permite estabelecer um plano de treinamento, que seria a base do exercício físico.

Ambas têm suas vantagens e desvantagens.
...
Vantagens:

  • Permite o aprendizado individualizado e aprimora o processo.
  • A RA oferece uma ampla variedade de aplicativos em melhoria contínua.
  • A tecnologia possibilita aumentar a precisão e a eficiência.
  • A experiência ou o conhecimento podem ser compartilhados a longas distâncias.

Quanto ao ensino de Ciência, através das tecnologias de RA e RV foi possível que os alunos participassem da aula de modo mais imersivo, pois puderam ver de uma forma interativa o que foi falado durante a aula, assimilando melhor os conteúdos trabalhados.

A realidade virtual possibilita que os conteúdos das disciplinas sejam passados de forma imersiva. Dessa forma, o estudante pode visualizar estruturas e lugares que seriam enviáveis na sala de aula como, por exemplo, ver o solo de marte e seus robôs exploradores ou passear dentro de um vulcão.

Os sistemas de Realidade Virtual pode ser de quatro tipos: Simulação, Aumentada, de Mesa ou de Projeção e podem ser aplicados a diversos dispositivos como comunicação a distância, jogos, simuladores (Aviões), projetos arquitetônicos e também na medicina.

A realidade virtual trouxe uma revolução no mundo dos jogos
Por exemplo, o computador precisa manter duas telas funcionando de forma sincronizada e com alta qualidade de imagem, então precisa ser um tanto potente dependendo do jogo.

7 maneiras de usar a realidade virtual educacional

  1. Passeios históricos e viagens ao espaço. ...
  2. Ensino de conceitos matemáticos e físicos complexos. ...
  3. Simulações. ...
  4. Criatividade e expressão artística. ...
  5. Salas de aula imersivas e campus virtual. ...
  6. Convivência e colaboração.

A realidade virtual teve origem na década de 30, quando Edward Link inventou o Link Trainer, o primeiro exemplo de um simulador de voo comercial.

Jogos de realidade virtual
Alguns dos mais populares são simuladores cômicos que permitem interagir com vários objetos, como Job Simulator, e jogos de terror como Resident Evil 7 e Resident Evil Village, nos quais a imersão se torna um fator extremamente assustador.

Existem dois tipos de Realidade Virtual, segundo o nível de interação e conectividade com o usuário: o tele operação, baseado pela interface à distância, como teleconferência, e o telepresença, sendo o agrupamento em um único ambiente virtual, por vários usuários.