Quais são os benefícios do temor a Deus?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã.
...
Temor a Deus

  • Ter atitudes de santidade e pureza;
  • Ser fiel a Deus;
  • Adorar exclusivamente à Deus como único deus;
  • Aborrecer o mal;
  • Viver uma vida de sabedoria e fé em Deus.

Temer a Deus é confiar em Deus, mesmo não compreendendo tudo. É ser humilde e confiar nele. Todos nós precisamos dessa sabedoria. Deus estende a sua mão a todos aqueles que o temem.

Medo, receio; sentimento respeitoso. 2. [Figurado] Pessoa ou coisa que infunde medo.

Muitas pessoas pensam que o temor é ter medo de Deus, é se esconder dEle, como se Ele fosse um “carrasco” que vai sair correndo atrás delas, mas não é nada disso. O temor do Senhor é o respeito para com Ele. Quando você tem esse nível de entendimento, seus dias são prolongados.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece.

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra” – Pv. 15: 33.

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.

É melhor ser pobre e temer a Deus, o SENHOR, do que ser rico e infeliz. É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio. A pessoa de mau gênio sempre causa problemas, mas a que tem paciência traz a paz.

O que é Quem não deve não teme:
É um ditado que funciona como uma espécie de desafio, implicando que só quem deve teme.

Sentir medo e receio: 1 arrecear, recear. Ter respeito e reverência: 2 adorar, obedecer, prezar, respeitar, reverenciar, venerar.

TEMOR – deriva do Latim timor, “medo, temor”, do verbo timere, “recear”.

1. Ter medo de, recear. 2. Tributar grande respeito ou reverência a.

Temer é verbo, temor é substantivo.

Em Mateus, capítulo 17, verso 7, está escrito assim: "Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais". "Não temas", por 366 vezes essa expressão é repetida na Bíblia. Existe um "não temas" para cada dia do ano, e até mesmo quando o ano é bissexto.