Quais são os benefícios do ovo de codorna?

Perguntado por: pcorte . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Um dos grandes benefícios desse ovinho para nosso organismo é a quantidade de proteínas que ele fornece, aumentando a massa muscular. Mas ele também é um alimento rico em ácido fólico e ferro, o que contribui para a prevenção de anemia, sobretudo em mulheres grávidas.

A cada ovo de galinha consumido, é o equivalente a 5 ovos de codorna. Para definir quais as suas necessidades diárias, deve-se consultar um nutricionista para que ele inclua o ovo em sua dieta.

Ovo orgânico
Dentre os tipos de ovo da lista, o orgânico é provavelmente o mais saudável.

Apesar de ser pequeno seu valor nutricional é de 3 a 4 vezes maior do que os ovos de galinha, contendo 13% de proteína contra 11% dos ovos de galinha. Os ovos de codorna também contêm uma quantidade muito alta de vitamina B1 em comparação com os outros ovos. Fornecem 5 vezes mais de ferro e potássio.

Entretanto para as pessoas com problemas de colesterol já existente, adicionar grandes quantidades deste ovo em sua dieta pode não ser a melhor opção, já que o mesmo contém um teor um pouco elevado de gordura saturada.

A vitamina B3, também conhecida como niacina, é um excelente micronutriente para a saúde do homem, pois ajuda na circulação sanguínea do corpo todo, especialmente no pênis — ou seja, ela é fundamental para prevenir a disfunção erétil e garantir mais qualidade na vida sexual masculina.

Nosso organismo assimila e absorve a albumina bem rápido. Mas não é só proteína que tem dentro daquela casca, o ovo de codorna ainda é rico em minerais como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, ferro, magnésio, manganês e cobre.

Ovo de codorna
E, apesar de pequeno, esse ovo tem grande potencial nutritivo, 5 ovinhos de codorna equivalem a 50g, sendo 6,55 g proteína, 5,55 g de gorduras, 130 mg de colesterol, 28,6 mg de cálcio, 0,7 mcg de vitamina D e 0,8 mcg de vitamina B12.

Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo – a água gelada interrompe o cozimento e os ovos esfriam mais rápido.

Agora, não precisa retirar o ovo de codorna da sua rotina não, pelo contrário. Esse ingrediente, frito ou cozido, pode te trazer vários benefícios, já que é rico em nutrientes e muito proteico.

Resumindo as informações

Tipo de ovo (50g)Proteínas (g)Vitamina A (mcg)
Ovo de galinha branco4,52
Ovo de galinha caipira5,11
Ovo de codorna6,5526,8
Ovo de pata6,1183

“Para cada ovo há em média 6,5 gramas de proteína e 4,5 gramas de gordura. Fazendo uma comparação geral destes dois alimentos nas mesmas quantidades, temos dois ovos, que totalizam 13g de proteína e 145 calorias. E o frango com 32g de proteína e 160 calorias”, comenta.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

Propriedades afrodisíacas
Também funciona para combater a anemia, caso você esteja procurando algo para substituir o fígado de boi. Todos os nutrientes que tornam os ovinhos de codorna tão bons para a saúde também fazem dele um alimento afrodisíaco, ajudando a melhorar a libido.

Nosso organismo assimila e absorve a albumina bem rápido. Mas não é só proteína que tem dentro daquela casca, o ovo de codorna ainda é rico em minerais como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, ferro, magnésio, manganês e cobre.

O armazenamento dos ovos cozidos com a gema dura pode ser feito, na geladeira, por até 7 dias.

Mais um estudo mostra benefícios do consumo de ovos. Segundo pesquisa da Universidade Clemson, um componente da clara do ovo ajuda a baixar a pressão arterial com a mesma eficácia dos medicamentos usados para a finalidade.

Em muitas dietas, comer ovo antes de dormir é uma das opções mais eficientes de garantir que o processo de catabolismo não seja iniciado enquanto dorme.

melancia

Muita gente não sabe, mas existe uma fruta acessível e popular que, além de muito saudável, é considerada um “Viagra natural”: a melancia.

Problemas relacionados à potência sexual masculina, de modo geral, começam a aparecer a partir dos 40 anos para 40% dos homens. No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos.