Quais são os benefícios do orégano?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os benefícios do orégano para a saúde

  • Ajuda no relaxamento muscular.
  • Auxílio na digestão e absorção de nutrientes.
  • Combate às flatulências.
  • É rico em vitaminas como A, E e K, além de ser fonte dos minerais zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio e de ômega 3.

O orégano é rico em antioxidantes, que podem ajudar a neutralizar os radicais livres e reduzir a inflamação (confira aqui estudo a respeito). Também contém compostos como o carvacrol que demonstraram ter propriedades anti-inflamatórias.

Fortalece o sistema imunológico
O chá de orégano é rico em vitaminas A, C e compostos antioxidantes - por isso, auxilia diretamente no sistema de defesa do corpo, mantendo a imunidade sempre turbinada. Ao ser consumido a longo prazo, esse chá ajuda a afastar sintomas de alergia, gripes e resfriados.

Chá de orégano proporciona um sono mais relaxante
Se ingerido antes da hora de dormir, pode garantir um sono mais calmo e relaxante. Além disso, outros chás relaxantes para beber antes de ir para a cama são o de camomila, erva cidreira e hortelã.

Uma das funções do orégano (especialmente seu óleo) é promover a secreção de bile pelo fígado. Ele ainda melhora sintomas como indigestão, flatulência e a sensação de estômago pesado depois de uma refeição.

E que já existem também estudos prévios mostrando que o óleo de orégano é um potente hepatoprotetor frente a substâncias capazes de causar falência hepática.

Chá de orégano com limão para revigorar o corpo
Esse vegetal conta com antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e fortalece a imunidade do organismo. O limão já é um velho conhecido das receitas saudáveis caseiras.

REDUZ O COLESTEROL ALTO
Porém, o chá de orégano não faz nenhum mal para você que também possui alguma comorbidade cardíaca. Bem pelo contrário, o orégano é rico em ferro e ômega 3, ele ajuda bastante o sistema cardiovascular e reduz o colesterol alto.

O Chá de orégano NÃO POSSUI compostos presentes que aumentarem a secreção de GABA, neurotransmissor importante no estresse e na ansiedade, nas regiões de sinaptossomos; efeitos sobre os receptores de GABAA; além da interação com elementos pré-sinápticos de neurônios Gabaérgicos.

Em conclusão, o consumo de chá de orégano apresentou efeito na diminuição da glicemia, podendo ser considerado como uma possível alternativa para uso em diabéticos.

Devido à presença de certos componentes, o chá de orégano é indicado para pessoas que estão no processo de emagrecimento e, dessa forma, auxilia na perda de peso. Entretanto, vale lembrar que isso não faz com que o alimento possa ser considerado um emagrecedor natural.

Também pode dar um toque especial em vegetais refogados ou até mesmo crus.

Rico em nutrientes
O orégano possui uma grande concentração de fibras, vitaminas (A e C), componentes antioxidantes, além de substâncias medicinais. Todas essas propriedades contribuem para o fortalecimento de vários sistemas do organismo: digestivo, imunológico, urinário, respiratório e cardiovascular.

Sim, você pode utilizar o orégano seco de saquinho para fazer o seu chá. Não tem muito mistério, basta adicionar a erva moída na água fervente e deixar descansar por alguns minutos.

Além de ter um efeito calmante, o chá de louro é praticamente um diurético natural. Beber de 2 a 3 xícaras por dia da substância ajuda a diminuir a retenção de sódio e líquidos do organismo e evitar problemas como insuficiência renal e hipertensão. A bebida também alivia as dores da cólica e inflamações em geral.