Quais são os benefícios do óleo de gergelim?

Perguntado por: uqueiroz9 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quais os benefícios do óleo de gergelim para a saúde? Rico em vitaminas e compostos orgânicos, existem inúmeros benefícios no uso do óleo de gergelim. Entre os mais conhecidos, melhorar a saúde dos cabelos e da pele, estimular o crescimento ósseo, atuar no processo digestivo e colaborar para a saúde do coração.

Apesar de seus benefícios, seu consumo deve ser moderado, com cerca de 10g a 30g por dia. Quando utilizado em excesso, pode causar dores no estômago ou no cólon, sendo contraindicado para pacientes que possuem colite, e também podem causar algumas irritações na sua pele, ocasionando vermelhidão e coceira.

Se consumidos nas quantidades indicadas, possuem poucos efeitos colaterais, a não ser uma maior atividade intestinal. Em geral, o aumento do ritmo funcionamento do intestino auxilia em dietas com baixo teor de gordura que podem causar constipação intestinal.

Para obter um bom efeito antirrugas, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de gergelim no rosto todos os dias.

Mas é preciso ficar atento para a quantidade diária não ultrapassar o equivalente a uma colher de sobremesa, pois o exagero pode criar o efeito rebote, estimulando a produção das células de gordura. Além disso, é necessário beber dois litros de água, todos os dias, para estimular a absorção das substâncias naturais.

A nutricionista Manuela Jomori, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que os óleos dão energia ao nosso organismo e ajudam a transportar vitaminas pela corrente sanguínea -desde que sejam consumidos na quantidade correta: no máximo, três colheres de sopa por dia.

O óleo no umbigo pode ajudar a tratar a insônia, trazer mais energia, equilibra o sistema digestivo, além de nutrir e ajudar a manter o bom funcionamento do corpo.

Fontes de Gorduras Poliinsaturadas também são boas escolhas, como Semente de Abóbora, Gergelim, Linhaça, Chia, Óleo de peixe, Atum, Sardinha e Nozes!

Além dos antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, o gergelim também é composto por uma gordura boa chamada lecitina, que, segundo a nutricionista, é uma ótima aliada para o controle do colesterol.

Nesse sentido, a ingestão regular de uma ou meia colher de sopa de óleo de coco antes das refeições pode ajudar muitos diabéticos a diminuírem significativamente os sintomas causados pelas flutuações de açúcar no sangue.

O Gergelim é uma semente que possui um grande valor nutricional, rica em proteínas, ácidos graxos, cálcio, vitamina E e fibras. Por esse motivo, ele atua como antioxidante fornecendo grandes benefícios para a saúde, como o controle do diabetes e previne algumas doenças como a hipertensão.

Entre as substâncias presentes na semente estão o triptofano e a tiamina. Ambos são estimulantes da produção de serotonina, hormônio responsável pelas sensações de bem-estar do cérebro. Além disso, o cálcio e magnésio presentes no gergelim ajudam a reduzir a ansiedade.

Ela tem alto teor de fibras, gorduras boas, vitaminas do complexo B e minerais, sendo um excelente aliado para o nosso organismo. As fibras presentes na semente de gergelim auxiliam no controle do transporte do açúcar que ingerimos, ajudando no controle do diabetes.

Embora tenham cores diferentes, os dois tipos de gergelim são bem semelhantes. A principal diferença é que o preto possui uma maior quantidade de vitamina A, cálcio e óleo em comparação ao branco. Isso faz com que os benefícios para a saúde sejam potencializados. No entanto, os dois tipos são opções saudáveis.

Terapeuticamente é lubrificante, emoliente, antiinflamatório e restaurador da camada lipídica. É o óleo vegetal mais usado na Índia dentro da medicina Ayurveda.

Indica-se o consumo de gergelim por meio de sua forma integral e triturada, adicionada a molhos, sucos e saladas. Apesar da recomendação, é possível substituir por alimentos que contenham a semente, como pães e bolachas. Alternativa para quem não é fã do alimento, é utilizá-lo na versão em óleo, em sopas e caldos.