Quais são os benefícios do idoso?

Perguntado por: omesquita5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

8 Benefícios que toda pessoa idosa tem direito

  • Desconto de Meia-Entrada.
  • Atendimento Preferencial.
  • Vagas de Estacionamento.
  • Gratuidade no Transporte Público.
  • Isenção do Imposto de Renda.

São esses direitos que iremos falar neste texto.

  1. 1 – Transporte de graça. Alguns estados têm regras específicas para liberar o transporte público e intermunicipal aos idosos e aposentados. ...
  2. 2 – Atendimento preferencial. ...
  3. 3 – Farmácia gratuita e popular. ...
  4. 4 – Plano de saúde continuado. ...
  5. 5 – Isenção de IPTU.

Cartão Idoso
É uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim. Destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores.

A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.

Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Benefícios e programas do governo para idosos

  • Casa Verde e Amarela.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Programa Vida Saudável.
  • Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável.

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)
a renda familiar deve ser igual ou inferior a ¼ do salário mínimo (R$ 303,00 em 2022) para cada membro familiar que vive com o idoso; o idoso precisa estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Idosos com mais de 60 anos poderão receber Benefício da Prestação Continuada. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (19), em caráter terminativo, projeto de lei do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que garante o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas a partir dos 60 anos.

O Estatuto da Pessoa Idosa assegura gratuidade de medicamentos e transporte público, além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas. O artigo 15º do Estatuto da Pessoa Idosa, responsabiliza o poder público pelo fornecimento gratuito de medicamentos, especialmente os de uso contínuo.

Você sabia que quem tem mais de 60 anos tem direito a benefícios exclusivos? Conheça esses 8 benefícios para idosos! Todos os 8 benefícios citados abaixo são baseados no estatuto do idoso, a Lei Federal nº 10.471/2003, que garante diversos direitos dos nossos idosos em todo o país.

Atualmente, apenas idosos com 65 anos ou mais têm direito à isenção. Antes, o benefício também valia para pessoas com 60 anos ou mais, mas foi revogado no início do ano passado. No Estado, está sendo adotada uma medida na mesma linha, com uma data diferente para implementação.

O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, lei que garante gratuidade para todos idosos com idades entre 60 anos e 65 anos nos transportes metropolitanos, como ônibus do sistema EMTU, trens e metrô. Não há restrição quanto a renda.

Benefícios para idoso que necessitam de cuidadores
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é um auxílio assistencial concedido pelo Governo Federal para segurados maiores de 65 anos ou portadores de deficiências que não consigam exercer suas atividades laborais.

Lei que estabelece a passagem gratuita aos idosos
O Estatuto do Idoso obriga a reserva de duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestadual para os idosos nas condições mencionadas. Essa norma é válida para ônibus, barco e trem.

Esta comprovação pode ser feita mediante a apresentação das seguintes opções de documentos: Certeira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas. Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador. Carnê de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social-INSS.