Quais são os benefícios do feminismo?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A igualdade da mulher garante que todos os membros da sociedade possam viver com a liberdade da garantia de seus plenos direitos e sem as amarras dos papéis sociais a serem desempenhados de acordo com os paradigmas definidos pelo patriarcado. A igualdade feminina beneficia a todos!

As feministas contribuíram para que as mulheres fossem vistas como sujeitos da ação histórica, além, é claro, de questionarem o poder na relação homem/mulher.

“O feminismo é necessário para evidenciar que a gente ainda tem muita violência contra a mulher, a gente necessita de políticas públicas de enfrentamento de violência contra a mulher”, conclui Fernanda Fernandes.

A igualdade de gênero, assim como tantas outras ações, é um dos fatores que faz com que as pessoas se sintam confortáveis, aceitas e satisfeitas à frente de suas funções. É claro que cada pessoa se motiva e engaja por fatores particulares.

Com o crescimento do movimento feminista, a mulher tem alcançado cada vez mais, apesar de lentamente, lugares antes negados a elas. Essa ascensão permitiu-lhes questionar os dogmas sociais dentro dos quais estão inseridas. Dentro da pesquisa histórica, fatos já dados como verídicos puderam ser questionados.

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

Como feministas individuais, temos o compromisso e acreditamos na igualdade de género baseada em princípios feministas que são: A indivisibilidade, inalienabilidade e universalidade dos direitos humanos das mulheres.

Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.

Estudar o feminismo leva-nos a saber sobre a desumanização da mulher negra, indígena, e da comunidade LGBTQIA+. Leva-nos a saber mais sobre outras realidades diferentes da nossa e entender mais a fundo esse movimento, que não é contra os homens e sim contra o sexismo.

2006 – É sancionada a Lei Maria da Penha
Definitivamente, essa é uma das conquistas do feminismo mais importantes para as mulheres brasileiras. A Lei nº 11.340/2006 foi sancionada para combater a violência contra a mulher.

Feminismo é um movimento reivindicativo intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos e deveres iguais e a proteção legal e obrigatória das mulheres como os homens são protegidos.

No Brasil, continua a luta pela erradicação da violência doméstica, maior representatividade política, direito ao parto natural, amamentação em lugares públicos, direito ao aborto e o fim de uma cultura que coloca a mulher submissa ao homem.

Quais são os quatro pilares do feminismo? Radical, liberal, interseccional Conheças as principais vertentes do feminismo.

Além disso, aumenta o grau de autonomia financeira e melhora o valor do trabalho feminino, contribuindo para empoderar a mulher dentro da família, elevar sua autoestima e o sentido de cidadania.

Além de ser um direito humano básico, a igualdade entre os sexos foi considerada um dos pilares para a construção de uma sociedade livre, o que é crucial para acelerarmos o desenvolvimento sustentável. Empoderar mulheres e meninas tem um efeito multiplicador e colabora com o crescimento econômico e o progresso.

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

O que o feminismo conquistou?

  • Direito ao voto, em 1932. ...
  • Primeira mulher eleita para cargo político federal, em 1933. ...
  • Licença-maternidade, em 1943. ...
  • Criação do estatuto da mulher casada, em 1962. ...
  • Sancionada a lei do divórcio, em 1977. ...
  • Mulheres eram proibidas de jogar futebol, 1941/1983.

Uma das principais consequências do movimento feminista foi acabar com a visão de que a mulher possui uma natureza mais delicada. Autoras como Simone de Beauvoir e Kate Millett passaram a rechaçar o pensamento de que as mulheres devem ser cuidadas e protegidas pelos homens.