Quais são os benefícios do energético?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A bebida energética é muito procurada para melhorar o desempenho físico e mental, estimular o metabolismo, fornecer energia, reduzir a fadiga, aumentar a concentração e propiciar uma sensação de bem-estar.

O consumo de bebidas energéticas pode ir muito além dos drinques que fazem sucesso entre os jovens nas festas. O energético é um bom aliado também na prática esportiva. Esse tipo de bebida consumida antes do treino ou prova de longa duração ajuda a melhorar a sensação durante o exercício.

E, na verdade, é a glicose presente nessas bebidas que 'dá energia', por meio da queima do açúcar. O energético é um psicoestimulante à base de cafeína, ou de taurina. A cafeína não 'dá energia', ela é uma droga psicoativa. As fontes de energia são carboidratos, lipídios....

Um estudo mostrou que clientes de bares que consumiram álcool misturado a bebidas energéticas tiveram uma probabilidade três vezes maior de sair de um bar altamente intoxicados e foram quatro vezes mais propensos a dirigir embriagados do que aqueles que não consumiram álcool misturado a energéticos.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg.

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas.

Mas fica a dica, os drinks com energéticos devem ser tomados com moderação, então nada de exageros!

  • 1 Vodka com energético. Essa talvez seja a combinação mais consumida nas casas noturnas. ...
  • 2 Whisky com energético. ...
  • 3 Drink de açaí com whisky. ...
  • 4 Maria do Bairro.

De acordo com a nutricionista Andrea Marim, de São Paulo, o uso de alimentos e bebidas estimulantes deve ser interrompido até seis horas antes de dormir. Assim, evite beber café, chás (mate, preto ou verde), refrigerantes, guaraná em pó e bebidas energéticas.

7 Melhores marcas de energético

  • Red Bull. Possivelmente, uma das marcas de energéticos mais famosas do mundo. ...
  • Monster Energy. Outra marca bastante conhecida entre os energéticos é a Monster. ...
  • TNT Energy Drink. ...
  • Flying Horse. ...
  • Burn. ...
  • NOS. ...
  • Fusion Energy Drink.

Guaraná em pó
Por conter cafeína, teobromina e teofilina, substâncias que agem no sistema nervoso estimulando a concentração e aumentando o estado de alerta, o guaraná em pó é um excelente alimento para ajudar a tirar o sono e melhorar a concentração.

Segundo a escola de Saúde Pública de Harvard, as bebidas energéticas podem representar um risco à saúde em grupos vulneráveis, incluindo crianças, adolescentes, mulheres grávidas e pessoas com condições médicas como diabetes e doenças cardiovasculares.

O primeiro é a questão de os energéticos serem estimulantes, o que pode ser perigoso para quem já possui algum transtorno psicológico ou psiquiátrico, apresentando piora do quadro. "Um exemplo: se a pessoa tem um perfil ansioso, a tendência é ficar ainda mais acelerada e com mais ansiedade", conta.

Sendo assim, entre café ou energético, o velho cafezinho possui uma grande vantagem: ele é completamente natural. Enquanto energéticos trazem uma série de conservantes, corantes e sabores artificiais na composição, no café, temos basicamente o grão.

Embora esse produto garanta um bum de energia, ele possui uma grande quantidade de cafeína, açúcar e outros ingredientes que podem levar a sérios efeitos colaterais como insônia, aceleração ou irregularidade dos batimentos cardíacos, irritabilidade, agitação etc.

“O energético nada mais é que uma substância com associação de cafeína e taurina. E essa combinação pode causar a aceleração do coração, com palpitações, também aumentando a frequência cardíaca.

Evite beber em jejum
"Um energético ingerido em jejum pode comprometer as funções do estômago e de todo o aparelho digestivo, além de potencializar os efeitos da bebida na medida em que sua absorção se torna mais rápida e os efeitos mais intensos", explica o fisiologista Paulo.

O consumo excessivo também pode desencadear distúrbios e má qualidade de sono. De acordo com Fátima, é muito comum acontecer um círculo vicioso, em que a pessoa toma muito energético em um dia, tem problemas para dormir à noite, porque o corpo segue em alerta, e sente a necessidade de tomar mais no outro dia.

Sabor irado junto do clássico punch de Monster faz com que a energia da festa dure por dias. Bebida não alcoólica. Contém 473ml. Energético Nacional.

Os 5 melhores energéticos são: Red Bull Energy Drink. Energético Monster. Life Strong Green Apple Ultra Zero.